"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

02 fevereiro 2011

UM PAPEL QUE NÃO MOLHA, NÃO RASGA E AINDA AJUDA A SALVAR O PLANETA!


Criado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pela empresa Vitopel, o VITOPAPER usa plástico reciclado em 85% da sua composição. 

A matéria-prima são embalagens, saquinhos, copos e pratos descartáveis, muito comuns no lixo urbano. 
O resultado é um papel quase igual ao de celulose, com maior durabilidade, que usa 20% menos tinta e custa até 40% mais, por causa da produção em baixa escala. Se houvessem incentivos para sua larga produção, com certeza se tornaria até mais barato que o de celulose.

A tecnologia já foi usada para imprimir 40 000 livros de informática para a Fundação Paula Souza, em São Paulo. No total, a Vitopel fornecerá 170 toneladas desse material, para a impressão de 261 mil livros didáticos. Também a revista “Lounge” - ed. 44 - foi impressa com este papel. Como podem ser reciclados inúmeras vezes, os livros assim produzidos quando estiverem com o conteúdo defasado, poderão ser reciclados novamente para produzir novos livros. 

Vitopaper utiliza a tecnologia BOPP - filmes flexíveis de polipropileno que são aplicados em rótulos, embalagens de biscoitos, salgadinhos, pet food, na indústria gráfica, entre outros - porém, contendo diferentes tipos de plásticos em sua composição. E é aí que está a inovação, pois não há no mundo outra tecnologia desenvolvida para usar vários tipos de plásticos reciclados, como PP e PE.

A tecnologia foi desenvolvida pela professora Sati Manrich, do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em colaboração com a Vitopel e apoio da FAPESP.

Fabricação:
Para a fabricação uma ton. de papel sintético é necessário 850 Kg e 150 Kg em outras substâncias químicas inofensivas ao meio-ambiente. Para cada tonelada produzida, pelo menos 30 árvores deixam de ser cortadas.

Vantagens:
É totalmente reciclável; gasta menos água e energia no processo de fabricação; resistente a água, vento e raios UV; longa durabilidade; resistente a gorduras e produtos químicos; não rasga e nem deforma (não dobra); não agride o meio-ambiente.

Utilizações do Papel:
Outdoors, Manuais, Cartilhas, Rótulos, Etiquetas em geral, Cadernos, Livros, Rascunhos, Papéis de Parede, Sacolas, Cartões de Visitas, Crachás, etc.
Similar ao papel “couché”, permite a escrita manual com canetas esferográficas, canetas de ponta porosa ou lápis, e a impressão pelos processos gráficos editoriais usuais, como off-set plana ou rotativa.

FONTE: www.info.abril.com.br e outras

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil