"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

28 fevereiro 2011

COMIDAS, ANOREXIA & RELIGIÃO


Existe certo preconceito quando o assunto é cinema mexicano, na maioria das vezes. Mas eles também fazem bons filmes atualmente, como este MALOS HABITOS do Diretor Simon Bross – que aborda detalhadamente a temática da anorexia. Um filme diferente-interessante que aborda este problema muito presente hodiernamente, especialmente na vida das mulheres.
Elena é uma mulher magra, perfeccionista e frustrada por não conseguir convencer a filha rechonchuda a fazer dieta. "Ninguém gosta de gordos", diz à menina, sem saber que o marido está interessado mesmo é na aluna que esbanja curvas e come sem culpa. Outra personagem, Matilde, é uma freira que se recusa a comer por acreditar que o sacrifício é capaz de salvar a cidade de uma enchente.
"Maus Hábitos" traz à tona a hipótese, que já foi tema de estudo, de que muitas das santas da Idade Média sofriam de anorexia. A crença era de que, quanto maior a força para manter um jejum autoimposto, mais a fé seria acreditada e mais próxima de Deus estaria a religiosa. Alguns especialistas sugerem, inclusive, que a desnutrição seria a causa das alucinações visuais e auditivas narradas por essas mulheres.
O diretor oferece paralelos interessantes entre a alimentação e a religião. A gula da filha, afinal, é um pecado capital. Assim com a soberba, que motiva a mãe. Mas qual seria então o pecado da freira, que através da privação tenta salvar a cidade de uma catástrofe que ela sente ser iminente? Bross rodeia a questão com elegância. Seriam mesmo condenáveis esses pecados? Ou o pecado depende apenas do uso que se faz dele?
Apesar de o contexto ser diferente, as anoréxicas de hoje também estão presas a um tipo de crença: a de que ser magra é sinônimo de sucesso.
O longa foi rodado entre setembro e outubro de 2005, na Cidade do México, e participou de festivais internacionais nas Américas do Norte e Latina.

Diretor: Simón Bross
Elenco: Ximena Ayala, Elena de Haro, Marco Antonio Treviño
Nome Original: Malos Habitos
País: México
Duração: 103 minutos
Gênero: Drama

Premiações:
- Melhor Filme de Estreia, no Festival de Montreal.
- Melhor Filme de Estreia, no Festival de Bogotá.
- 2 prêmios no Festival de Guadalajara, nas categorias de Melhor Filme e de Melhor Filme Mexicano.
- Melhor filme de Estreia no Los Angeles Latino International Film Festival
- AFI Dallas International Film Festival, menção honrosa
- CineVegas International Film , vencedor do Prêmio do Júri: The Next Wave

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil