"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

15 fevereiro 2011

O PONTO DE INTERROGAÇÃO



Lá nos tempos em que o Latim não era uma língua morta, o ponto de interrogação não existia. Sendo assim, ao redigir uma pergunta, você era obrigado a terminar a frase com o verbete “quaestio” (“questão” em Latim). Isso dificultava um pouco o entendimento das coisas: até o cérebro dos leitores entender o tal do “questio” como uma indicação de interrogação, já era tarde demais.

Para economizar espaço, ela teria sido abreviada duas vezes. Primeiro para qo - mas isso podia confundir o leitor, indicando o final de uma frase. Depois, para um q minúsculo em cima de um o - transformando-se no embrião do atual ponto de interrogação.
Existem inúmeras outras teorias, que vão desde as extremamente bobas (a cauda dos gatos) para as mais plausíveis, como o ponto de interrogação evoluindo de uma forma invertida do ponto e vírgula. Curiosamente, no entanto, alguns referem que a VERDADEIRA ORIGEM do punctus interrogativus teria sido de invenção/criação do intelectual e santo Alcuíno de York, no século 8, na Inglaterra. E que teria sido adotado como padrão da recém-nascida imprensa, no século 13.

O nome "ponto de interrogação" foi cunhado em 1800 por Lee Coleman. 

O sinal pode variar de uma linguagem para a outra. A língua espanhola, por exemplo, usa dois sinais de interrogação, um no começo da oração e outro no fim, sendo o primeiro grafado de ponta-cabeça: ¿Qué pasa contigo?.
Em grego, o ponto e vírgula é usado como ponto de interrogação.
Em árabe e as línguas que usam o alfabeto árabe e foram influenciados pela língua árabe, como persa e urdu , que são escritos da direita para a esquerda, o ponto de interrogação é espelhado da direita para a esquerda.
Na Armênia o ponto de interrogação toma a forma de um círculo aberto. 

O ponto de interrogação é utilizado na escrita moderna em chinês , coreano e japonês, embora não seja estritamente necessário, em japonês.
Em informática, xadrez e matemática também empregado este símbolo da interrogação.

Quem o inventou de fato é muito relativo, mais aqui vai uma sugestão bem humorada:
“Discreto inventou as reticências; o fofoqueiro inventou as aspas; o cético inventou a interrogação; o complicado inventou o trema; o escandaloso inventou a exclamação; a mosca inventou a cedilha; e o sem-assunto inventou o ponto final”.

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil