Telescópio descobre novo sistema planetário
BBC Brasil
Cientistas anunciaram a descoberta de um novo sistema solar com pelo menos seis planetas em órbita surpreendentemente próxima de uma estrela.
A observação vem sendo considerada a mais importante desde que o primeiro planeta fora do nosso sistema solar foi descoberto, em 1995.
A descoberta foi feita pelo telescópio espacial Kepler, posto em órbita há dois anos pela agência espacial americana, Nasa.
O telescópio Kepler está ampliando o conhecimento sobre o universo
Examinando apenas uma parte do céu, ele já descobriu um novo sistema planetário e a existência de mais de 500 planetas foi confirmada. No entanto, este número pode chegar a 1.235.
Entre as descobertas feitas pelo telescópio espacial estão ainda 54 planetas que, segundo cientistas, seriam candidatos a ter condições de abrigar vida.
Segundo os cálculos mais recentes, a órbita deles proporcionaria temperaturas nem quentes nem frias demais..
Com preço estimado em US$ 550 milhões, o telescópio possui a câmera de maior resolução já lançada ao espaço (95 megapixels), com alta sensibilidade à luz. Ele é capaz de observar o brilho de 170 mil estrelas simultaneamente e perceber as leves oscilações de luz provocadas pelos planetas quando passam na frente das estrelas.
Foi lançado em março de 2009 e a duração de sua missão é de 4 anos.
P.S.: Apesar disto, ainda tem muitíssimos "terráqueos" aí se achando os donos do cosmo, né??? Achando que são os únicos sapientes e por aqui viventes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário