"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

31 maio 2010

MANDIOCA DAS BUENAS, E GRAÚDA!


Taí um tubérculo muito especial, de origem amazônica. E onipresente em todo o país.
Também conhecida como: MACAXEIRA, AIPIM, AIPI, MANIVA, MANIVEIRA, PÃO-DE-POBRE, PÃO-DA-AMÉRICA, CASTELINHA, CANDINGA, MACAMBA, MOOGO, MUCAMBA, TAPIOCA, PAU-FARINHA, UAIPI, XAGALA, RAINHA DO BRASIL, MANDIOCA (doce, mansa, brava). MANEMA me acrescenta uma amiga, termo usado pelos caiçaras.
Daí muitíssimos alimentos e bebidas são confeccionados, "geralmente bons-saborosos".
Aqui na foto a produtividade de um pé-rama, cultivado por amigo aqui na cidade. O problema não foi "fincá-la" no solo, mas este extrair neste final de semana.
E BOAAAAAAAAAAAAA, AQUI CONSUMINDO-A!!!!

No Brasil, a raiz tuberosa da mandioca é consumida na forma de FARINHAS, da qual se faz a farinha de mandioca e tapioca ou, em pedaços cozidos ou fritos. Está presente também no preparo de receitas típicas da Amazônia como o tacacá, o molho tucupí e com suas folhas cozidas prepara-se a “maniçoba”.
Dela também são feitas BEBIDAS. Como o cauim (indígena) feito através de fermentação. Por meio de um processo de destilação é produzida uma cachaça ou aguardente de mandioca a tiquira. Possui elevado teor alcoólico. É comum no Estado do Maranhão mas é pouco conhecida no restante do Brasil.
Durante a implantação do Pró-álcool a mandioca foi estudada como possível alternativa de matéria prima para a produção do ETANOL.
Dela também se faz outra farinha o POLVILHO (fécula de mandioca), doce ou azedo, que serve para a preparação de diversas comidas típicas como, o pão de queijo. Apesar de frequente em países da África e da Ásia, para onde foram levadas pelos colonizadores ibéricos, o hábito de utilizar as folhas da planta para alimentação, no Brasil, só ocorre na região Norte.
Na África é comum consumir-se, além da raiz, também as folhas jovens em forma de “esparregado”. Em Moçambique, estas são piladas (moídas no pilão), juntamente com alho e a própria farinha seca da raiz e depois cozinhada normalmente com um marisco (caranguejo ou camarão); esta comida se chama "matapa" e é uma das mais populares da culinária moçambicana. Em Angola este esparregado é conhecido como "kissaca".
A farinha de mandioca comumente é preparada a partir da mandioca-brava. Para se extrair a manipuera é necessário o uso do tipiti ou outro tipo de prensa e dela retira-se a caiarema ou carimã, no linguajado popular, polvilho.

Um comentário:

Lina Faria disse...

Bah,
parece que no Rio Grande tudo é superlativo, tche!

BLOG ARQUIVO (um comentáriozinho, sempre oportuno))

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil