LUC FERRY, filósofo e ex-ministro da Educação da França, um dos principais defensores do “humanismo transcendental secular”, hoje com 59 anos, é autor de APRENDER A VIVER – Filosofia para os novos tempos (tradução de Vera Lucia dos Reis; Objetiva; 2007; 304 páginas), um livro de divulgação filosófica que discute, de forma acessível mas séria, autores como Nietzsche, Husserl e Heidegger. A filosofia, na visão de Ferry, é uma alternativa laica à religião: busca respostas para a angústia fundamental que todo ser humano tem ao tomar consciência de sua irremediável finitude. Aprender a Viver investiga as respostas que diferentes escolas filosóficas deram a esse problema, encerrando-se com a alternativa do próprio Ferry, sua proposta de um novo humanismo secular, que supere os becos sem saída construídos pela dúvida radical de pensadores como o alemão Friedrich Nietzsche.
Aprender a Viver é voltado especificamente para o leigo, e em particular para o leitor jovem. O título, com certo jeitão de auto-ajuda, tem um apelo inegável, que talvez responda por parte do sucesso da obra.
Graduado pela Universidade de Paris-IV e Universidade de Heidelberg, Ferry preside atualmente o Conselho de Análises da Sociedade, órgão ligado à Presidência da França.
“LI, GOSTEI E RECOMENDO A LEITURA”!!!
________________________________________________________________
Agora lendo A SABEDORIA DOS MITOS GREGOS: Aprender a viver II (tradução de João Bastos; Objetiva; 2009; 310 páginas). Neste 2º volume da série aprender a viver, Luc Ferry conta e interpreta os mitos centrais da cultura grega. A abordagem instiga o leitor a examinar sua própria vida e suas crenças, para entender melhor seu lugar no cosmos e os desafios da vida humana.
Esta série já vendeu mais de 700.000 exemplares em todo o mundo, feito que transforma a filosofia em best-seller. Mas, claro, não os encontrarás na listagem dos mais vendidos “in Brazil”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário