"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

05 janeiro 2012

Cartões de Memória SD, SDHC, SDXC e SDXC UHS-I


SD: até 2 GB 
SDHC (High Capacity): 4GB a 32 GB

SDXC (Extended Capacity): 32 GB  a 2 TB
SDXC UHS-I (Ultra High Speed) : 128 GB

O nome completo é SECURE DIGITAL CARD, mas pode ser chamado simplesmente de cartão SD. É uma das memórias mais populares do mercado. Como diferencial, tem um rígido sistema de controle de direitos autorais e permite que seja travado, o que impede apagamento do conteúdo. Por estes dois motivos, ganhou o nome "Secure" (seguro).

Um dos motivos de ser o mais popular - ao lado do Memory Stick da Sony - é a adoção em massa por parte das indústrias de tecnologia. Canon, Kodak e Nikon, empresas que desenvolvem máquinas fotográficas, são adeptas do formato. Os cartões SD também podem ser usados em computadores portáteis, palmtops e outros equipamentos.

Uma característica que deveria ser conhecida  pelos usuários destes cartões, além do tipo e capacidade de armazenamento, é a chamada “Speed Class” ou, mais exatamente, a velocidade com que a informação consegue ser gravada no cartão.

Essa informação foi padronizada pela SD Association e costuma vir marcada no próprio cartão, na forma de "um número, dentro de um semicírculo na forma de C".

Atualmente, divide-se nas seguintes classes:

Classe 2 — Desempenho mínimo de 2 MB/s (que é  o mínimo aceito pelo atual padrão SDHC).

Classe 4 — Desempenho mínimo de 4 MB/s.

Classe 6 — Desempenho mínimo de 6 MB/s.

Classe 10 — Desempenho mínimo de 10 MB/s.

Para armazenar e ler arquivos de áudio, imagens, textos, dados de agenda etc., a velocidade de gravação praticamente não interfere nesse tipo de informação.
Porém, se utilizado o cartão SD em câmera para gravar vídeos ou imagens em alta definição, aí se altera a situação. Nesses casos, há uma grande geração que precisa ser rapidamente armazenada nessa mídia.

A SD Association recomenda classes específicas para as seguintes aplicações:

Classe 2 — Gravação de vídeos em H.264, MPEG-4 ou MPEG-2 (comum em câmeras de bolso).

Classe 4 — Gravação de vídeos em HDTV (720p) no formato MEPG-2 (HDTV). Tirar várias fotos em sequência, com uma câmera reflex digital.

Classe 6 — Gravar vídeos com câmeras fotográficas e de vídeo profissionais.

Classe 10 — Gravar vídeos ou fotografar imagens em Full HD. (cartões de memória “SDXC” de 64 GB: SanDisk Ultra SDXC e Kingston SDXC UHS-1 Class). [também já existente o Lexar Professional SDXC de 128 GB].
***A SanDisk, empresa focada no armazenamento de memórias flash, lançou nessa segunda semana de 2012, o modelo Extreme SDXC UHS-I, de 128 Gb. O novo cartão de memória apresenta velocidades de leitura/escritura de até 45 MB/segundo, permitindo aos fotógrafos captar sequências fotográficas em alta resolução e transferi-las rapidamente ao seu computador.
O cartão foi desenvolvido com a tecnologia "Ultra High Speed" (UHS-I), que permite trabalhar em modos RAW e JPEG em alta resolução podendo gravar até 10 horas de vídeos 3D em alta resolução, ou se preferir, descarregar 500 fotos em alta em apenas um minuto!
Assim, os cartões da classe 2 atendem bem as necessidades do dia a dia das pessoas.
No caso de aplicações mais profissionais, oportuno seria investir em uma mídia de classe mais elevada, mesmo que seja bem mais cara que os modelos de entrada. Os SDXC cards, caríssimos ainda.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! Vc conseguiu tirar minhas dúvidas e ainda me fazer entender um pouco mais sobre o que eu nem imaginava que existia(extreme etc, etc...). Obrigada!!

tecnobarros disse...

Olha nunca posto nada em lugar algum mais a qui ta merecendo meus parabéns pelo esclarecimento faço minha as palavras do cara ai em cima!PARABÉNS

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil