"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

28 janeiro 2012

MAMUTE: "A MAIOR CÂMERA FOTOGRÁFICA DO MUNDO"


Fotografia "única" capturada da locomotiva The Alton Limited

A ideia de criar uma câmera fotográfica gigante nasceu exatamente depois da fabricação da locomotiva “The Alton Limited”, a maior e mais bela produzida até então. 

Para registrar e imortalizar este grande símbolo da época, sinônimo de desenvolvimento no início do séc. XIX, foi contratado o renomado fabricante de lentes para câmeras da época, J. A. Anderson.

A “Mamouth Camera” custou na época U$ 5 mil, que daria para comprar então, uma casa de luxo. A câmera pesava 640 kg, media mais de quatro metros de comprimento e necessitava de 15 homens para mover e operar. O único negativo empregado no aparato media 1,35m x 2,40m e necessitou de 45 litros de produtos químicos para ser revelado.

O fotógrafo responsável por operar e tirar a famosa fotografia, George Raymond Lawrence (1868-1938), ganhou o “Grande Prêmio Mundial para a Excelência Fotográfica”, na Exposição Mundial de Paris em 1900.

Raymond contribuiu ainda para a história da fotografia com o aperfeiçoamento do flash, criou os balões e papagaios para a fotografia aérea e realizou importantes estudos para a fotografia panorâmica, utilizados da câmera fotografia Mamute!

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil