"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

15 maio 2011

UNIDADE PRISIONAL/CÁRCERE/PRESÍDIO/CADEIA



O Brasil é hoje um dos países com a maior população carcerária do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China.
O encarceramento em massa configura-se como um dos instrumentos do Estado na preservação do patrimônio privado e como forma de controle e contenção social.
*   o Brasil ainda apresenta um déficit de vagas de cerca de 200.000;
*  estima-se que aproximadamente 20% dos presos brasileiros sejam portadores do HIV;
*  calcula-se que, no Brasil, em média, 90% dos ex-detentos acabam retornando à prisão;
*   São Paulo possui a maior população carcerária do país.
*   A superpopulação destes estabelecimentos um dos mais críticos problemas.

Ineficazes, desumanas, masmorras medievais – este o reportar dos  críticos de muitas de nossas unidades prisionais. Sim, mas problema não enfrentado apenas por nós e de dificílimo solucionar.

*** Estive visitando nesta semana, juntamente com colegas de turma de Direito e professora, uma destas unidades prisionais: pequena (para 72 detentos), limpa, não superpovoada, dentro dos últimos padrões estabelecidos para estes estabelecimentos. Mesmo assim, foi experiência “ímpar”! Creio que todos saíram de lá valorizando mais sua liberdade.

AS PIORES PRISÕES DO MUNDO:

1- Prisão Bang Kwang (Talilândia): É ironicamente conhecida como o “Hilton de Bangcoc”, está sobrelotada não tem condições e muitos prisioneiros ficam loucos, visto passarem os primeiros meses das sentenças acorrentados. O sistema de saúde é inexistente, os medicamentos são uma miragem e os prisioneiros no corredor da morte ficam acorrentados até ao dia da execução e só são avisados algumas horas antes de serem executados.

2- Prisão Tadmor (Síria): Localizada no deserto, a prisão de Tadmor é famosa pelas suas violações dos direitos humanos e execuções brutais. Em 1980 depois de uma tentativa de assassinato do presidente Hafez al-Assad, os prisioneiros de Tadmor pagaram com a própria vida, quando helicópteros com comandos aterraram na prisão e foi levado a cabo um massacre onde muitos acreditam que morreram mais de 1.000 detidos.

3- Prisão Diyarbakr (Turquia): Esta prisão já foi várias vezes criticada pela sua violação dos direitos humanos. De 1981 a 1984, trinta e quatro prisioneiros perderam a sua vida devido a atos de tortura mental e psicológica praticados. A prisão é também famosa pelos abusos sexuais, péssimas condições de higiene e por encarcerar crianças. Os seus crimes bárbaros e as violações dos direitos humanos colocam-na no topo da lista das piores prisões do mundo.

4- Carandiru (Brasil): A célebre prisão brasileira, que recentemente ainda ficou mais conhecida devido ao filme. Em 1992 ocorreu o massacre sobre o qual fala o filme, já foram registradas mais de 1.000 mortes nos seus 46 anos de história.

5- Prisão Quentin (Califórnia): Nos anos 30 foi conhecida como uma prisão fácil onde os criminosos gostavam de ir parar. Mas nos anos 40 uma série de reformas tornou esta prisão num inferno na terra. No primeiro não cumprimento das regras os detidos eram colocados na solitária, locais sem condições onde mal podiam respirar. Ainda hoje esta prisão tem má reputação e possui os piores criminosos da Califórnia. O número reduzido de guardas coloca a prisão em alerta constante e o caos pode instalar-se a qualquer momento.

6- Prisão La Sabaneta (Venezuela): Uma prisão onde as doenças proliferam e os detidos não têm quaisquer atividades. Um surto de cólera na prisão matou uma vez mais de 700 detidos, em 1994 ficou conhecida devido a um massacre que levou à morte de 100 prisioneiros. Os guardas recebem pouco e muitas vezes recorrem à violência extrema, os presos são literalmente abandonados e optam por lutar entre si o que resulta em muitas mortes por ano.

7- Prisão Rikers Island (Nova Iorque): Relatos de facadas, espancamentos e tratamento brutal dos guardas caracterizam esta prisão americana. A prisão é conhecida pelo grande número de prisioneiros com doenças mentais, que muitas vezes optam pelo suicídio.

8- Prisão De Máxima Segurança ADX Florence (Colorado): Esta prisão foi construída como resposta aos ataques violentos à guardas que ocorreram em quase todos os Estados Unidos. Foi criada para minimizar o contato entre os guardas e os criminosos, alguns detidos passam 23 horas numa cela. Os detidos da prisão têm a reputação de serem os “piores dos piores”, muitos deles mataram e torturaram colegas de outras prisões e representam um risco sério.

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil