"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

20 maio 2011

STANLEY KUBRICK, fotógrafo


Todos conhecem o grande cineasta Stanley Kubrick (1928-1999), de Laranja Mecânica, Dr. Fantástico e 2001: Uma Odisseia no Espaço, mas poucos sabem do também excepcional fotógrafo que ele foi. No período pós-guerra (1945-1950), Kubrick documentou, através da fotografia, a vida social dos Estados Unidos.
Kubrick foi freelancer da Look Magazine enquanto ainda estava no ensino médio. Desde os 13 anos, quando ganhou uma Leica de seu pai, já fotografava. Em 1949, foi contratado de forma permanente e enviado a Chicago onde realizou a excelente matéria “Chicago City of Contrasts”.
No curto período de cinco anos - já que abandonaria a arte da fotografia pela “7ª arte” em 1950 - deixou aproximadamente 32 mil negativos.
Kubrick foi tão paradoxal, ambivalente e contraditório na fotografia, quanto o foi nas telas. Mostrou, com suas fotografias, como faria mais tarde, uma enorme capacidade para contar histórias únicas. Seu talento de narrador explode em seu fino e irônico sentido de humor e em sua força visionária.
É possível ver um pouco deste gênio no livro – Stanley Kubrick: Drama & Shadows, vendido no site da Amazon, atualmente por $47,25.


Stanley Kubrick (Nova Iorque, 26 de julho de 1928 — Hertfordshire, 7 de março de 1999) foi um dos cineastas mais importantes do século XX, com uma carreira notável e bem estruturada, apesar das críticas geradas pelas abordagens polêmicas de seus filmes.

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil