"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

09 janeiro 2011

DAMA DA NOITE (CACTO-ORQUÍDEA) DE 2011






DAMA DA NOITE (CACTO-ORQUÍDEA)
Nome Técnico: Epiphyllum oxypetalum
Origem: América Central e Brasil.

Suas flores são grandes, mais de 20 cm e somente abrem à noite provavelmente porque os insetos que realizam a sua polinização são de hábito noturno.
O espetáculo destas flores abertas neste horário avançado é sempre muito esperado por quem as cultiva.
A origem do nome é grega e significa "sobre as folhas", pois suas flores surgem de ramos que parecem folhas. Raramente tem espinhos, mas possuem pelos nas aréolas.
Suas flores são grandes, vistosas e coloridas e seus ramos são achatados e suculentos, mas também podem se apresentar triangulares.
Em estado selvagem, na floresta, podem se desenvolver sobre árvores, mantendo as raízes no chão, quase como se fosse uma trepadeira.

P. S.: Esta aqui floresceu dia 4 de janeiro deste 2011, ali pelas 20,30 h.
Desde 2007, quando descobri esta belíssima/especial flor, amigos me comunicam quando de sua floração – “geralmente em uma única data noturna (anual)”. Pela manhã ela já está fechada e não mais se visualiza.

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil