"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

30 dezembro 2011

CIDADES CAMPEÃS DE LIMPEZA E DE SUJEIRA

A geração de resíduos é inerente às atividades humanas desde os primórdios da história, quando esta produção se constituía basicamente em material orgânico facilmente degradado e passíveis de serem reabsorvidos pela natureza. Com a Revolução Industrial e a expansão do consumo, os resíduos se modificaram em quantidade e composição, tornando-se um dos grandes problemas socioambientais da atualidade.

BORAS, na Suécia, com 105.000 habitantes e 1.500 indústrias não tem nem 1 grama de lixo.
Seus resíduos têm três destinos:
42% incinerados e convertidos em energia elétrica
30% tratados biologicamente e transformados em biocombustível.
27% reciclados.
*Menos de 1% do lixo é enterrado.
*** Este modelo/experiência deu tão certo que hoje “falta lixo”, importam detritos da Noruega para gerar mais energia limpa.

NÁPOLES, na Itália, 1 milhão de habitantes, é a "campeã da sujeira" – com 2.000 toneladas de lixo acumulado nas calçadas. Com os problemas econômicos enfrentados pelo país, sem perspectiva de solução deste enorme problema a médio prazo.

Fonte: Revista Veja (Ed. especial – Sustentabilidade/Dez. 2011)

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil