"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

15 novembro 2011

O SISO ou O RISO?

Desde os gregos, a filosofia vê o riso e a gargalhada como atos grosseiros. Um novo livro – DO QUE RIEM AS PESSOAS INTELIGENTES? (Editora Record) - afirma que os pensadores não deveriam se levar tão a sério.
Para Platão, o riso era atitude de pessoas ignorantes e avessas ao aprendizado. Já Demócrito, achava que o riso era saudável para mente e corpo. Kant entendia o riso como fundamental para aplacar as paixões e regular os órgãos vitais. Aristóteles considerava o riso como apaziguador, uma válvula de escape para as paixões.

MANFRED GEIER, filólogo e pensador alemão, divide nesta obra as visões atuais do riso em três vertentes:
1.  Tradicional: afirma que o riso é a expressão dos sentimentos de superioridade de quem ri sobre as outras pessoas. Poderia ser chamada de esnobismo. 

2.  Teoria da incongruência (a mais popular): refere que o mundo está tão cheio de contradições e absurdos que há sempre um motivo para dar risadas. 

3.  Teoria do alívio (de Herbert Spencer): a risada teria poder terapêutico.


Para Geier, “o riso é a válvula de escape dos excessos de energia nervosa; ele alivia a tensão nervosa”.
“Quando você lê sobre o que fez os filósofos rir, aprende sobre as contradições e ambiguidades da vida”, afirma Geier.
“Essas mudanças de estado psicológico provocam risadas e bem-estar, aos acadêmicos e às pessoas comuns.”

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil