O interior da sua CÂMERA FOTOGRÁFICA, se ela ficar muito tempo “SEM USO”, passa a ser um ÓTIMO HABITAT PARA FUNGOS (que apreciam a escuridão/umidade para se desenvolver). Especialmente as lentes, são de difícil e caro processo especializado para remoção de fungos. Esta possibilidade de instalação fúngica aumenta para aqueles que residem em cidades litorâneas ou muito úmidas.
As partes de metal do cartão também podem oxidar ou serem afetadas. Guarde dentro dos recipientes de plástico que vem do fabricante.
Um bom/barato/simples lugar para guardar sua câmera, se for pouco utilizada, é um “TUPPERWARE” transparente, com envelopes de SÍLICA-GEL. Há quem opte por caixas de isopor e emprego de GIZ (como absorvedor de umidade).
Um péssimo e bem usado local para guardá-la é fechada em sua bolsa ou caixa, lá no fundão do guarda-roupa/armário/estante.
***A sílica e o giz absorvem umidade – são hidrostáticos; portanto devem ser renovados quando saturados de umidade. A sílica de uso fotográfico muda de cor quando saturada, de azul para tom róseo. Pode ser reciclada, colocando em forno/estufa.
MAIS ONEROSAMENTE: as ótimas “CAIXAS DRY BOX” [com higrômetro ou sem] ou as “CAIXAS DESUMIDIFICADORAS TERMOELÉTRICAS”. E existem também os excelentes “armários secos” (DRY CABINET).
“EM VERDADE, O MELHOR ANTÍDOTO PARA FUNGOS/MOFO É FOTOGRAFAR MUITO-SEMPRE”!!!!
SUA CÂMERA GOSTA/PRECISA DE PASSEIOS AO SOL, PERIODICAMENTE! Embora não proteste de também ser levada para registros de geadas-neves-orvalhos-chuvas-etc., desde que adequadamente protegida.
SE NÃO FOR USAR SUA CÂMERA POR LONGO PERÍODO, retire a bateria e o cartão de memória antes de guardá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário