Quer convencer alguém de algo estúpido? “Coloque um número. Eles desligam nossas faculdades críticas”, afirma o matemático e jornalista americano CHARLES SEIFE, 38, autor do livro Proofiness, recém-lançado nos Estados Unidos. O termo, sem tradução para o português, é descrito como “a arte de usar números para provar algo que você sabe que é verdadeiro mesmo quando não é”. A obra apresenta uma série de truques para enganar as pessoas sem mentir completamente.
Acreditamos que os números são puros, indiscutíveis. Lidamos com métodos de medição imperfeitos, sem mensurar essas imperfeições.
Políticos, publicitários e vendedores usam muito estes truques. Você vai encontrá-los sempre que houver uma tentativa de convencê-lo a fazer algo que você não quer.
Exemplo de engodo numérico:
Dados do Ministério da Fazenda do Brasil mostraram, em agosto, que o salário-mínimo, calculado em dólares, mais do que dobrou em 5 anos. Só que o documento “esqueceu" de dizer que a maior parte deste aumento se deve à desvalorização da moeda americana em comparação com o real.
FONTE: Revista Galileu nº 232 (nov. 2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário