Romain Duris é Nathan um francês que se tornou um rico e petulante advogado e que, por sua cobiça se divorciou da mulher e filha, tendo uma relação muito distante com elas. Num dado dia ele recebe a visita de um misterioso médico, o Dr. Kay (John Malkovich). Ele chega e traz a mensagem de que pode ver quem está prestes a morrer. Se pra bom entendedor meia palavra basta, Nathan a princípio incrédulo, começa a ceder e perceber que sua vida está por um fio.
Um dos grandes méritos dessa produção é saber transitar com uma naturalidade fantástica entre o drama e o suspense. Ao mesmo tempo em que o público fica emocionado com o turbilhão de emoções que os personagens atravessam, também fica o frio na espinha de se ou quando Nathan vai partir dessa pra melhor ou ainda se há mais pessoas que podem morrer ao atravessar seu caminho. As escolhas do protagonista e a dúvida entre se reaproximar da família para alcançar a paz interior ou de combater essa previsão impensável se tornam o grande fio da narrativa.
As subtramas envolvendo as dores dos coadjuvantes e o próprio mistério em torno de Kay faz todo sentido a medida que o filme caminha para seu terceiro e derradeiro ato que conta com uma reviravolta que mesmo previsível aos mais atentos, não deixa de ter um profundo impacto na percepção emocional do espectador.
Por mais esforços que o roteiro e os atores engendrem para um resultado tão belo, nada disso seria possível sem a brilhante trilha sonora do premiado Alexandre Desplat de “O Curioso Caso de Benjamin Button” que mescla gêneros e sentimentos com primazia e a fotografia dos irmãos Bing que dominam o uso da luz correta para cada ambiente.
Num final tão subjetivo quanto tocante, “Afterwards” é, sem dúvida, um filme diferenciado onde os apreciadores do verdadeiro cinema vão aproveitar cada minuto.
FONTE: http://www.cinecriticas.com.br/?p=2280
[Aldo Alves]
Ficha Técnica:
Depois de Partir (”Afterwards” - "Et Après") Canadá / Alemanha / França, 2008
Elenco:
John Malkovich
Evangeline Lilly
Romain Duris
Pascale Bussières
Reece Daniel Thompson
Sara Waisglass
Direção: Gilles Bourdos
Produção: Olivier Delbosc, Christian Larouche e Marc Missonnier
Fotografia: Mark Lee Ping-bing e Lee Pin-bing
Trilha Sonora: Alexandre Desplat
Nenhum comentário:
Postar um comentário