"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

08 agosto 2010

ESTAMOS NOS TORNANDO SUPERFICIAIS???


NICHOLAS CARR, um dos pensadores da tecnologia, é polêmico. Já disse que o Google nos deixa bobos e agora defende que estamos nos tornando superficiais. Ele esteve no Brasil e falou com a INFO, durante a ExpoManagement 2009.

INFO - Seu novo livro The Shallows (‘Os Superficiais’) reflete sobre mudanças que estão ocorrendo em nosso cérebro. Isso é consequência do excesso de informação?
NICHOLAS CARR - Somos bombardeados com informações relevantes para nós. Isso nos motiva a fazer tudo rapidamente e nos move de uma notícia para outra, entre sites. Devemos treinar o cérebro para que ele não se distraia com o volume de informações que recebe.
INFO - O acesso a mais informações não deveria nos tornar mais inteligentes?
CARR - Sim. É um paradoxo, mas, com a web, o entendimento tende a ser mais superficial do que se tivéssemos menos informação e nos concentrássemos mais nela e por mais tempo.
INFO - Estamos nos tornando mais superficiais?
CARR - É uma consequência da navegação na web, já que a usamos para obter boa parte das informações que buscamos — inclusive para contato com outras pessoas. Com isso, somos mais velozes, mas também mais superficiais.
INFO - Vivemos uma twitterficação?
CARR - O Twitter é um passo natural. Comprimimos nossa comunicação em 140 caracteres e não ficamos muito tempo em contato com a informação. O que importa é a quantidade de notícias que recebemos.
INFO - Por que você não usa o Twitter?
CARR - Já usei, mas desisti, porque a tecnologia me distrai o suficiente. Ficamos viciados nesses serviços. Você tende a receber e mandar mais mensagens. O Twitter é útil e divertido para muitas pessoas, mas não acho que ele as torna melhores ou mais inteligentes. Ele encoraja o narcisismo. Faz muita gente pensar em como mandar uma mensagem para sua audiência pessoal. Acho mais saudável limitar o tempo e a energia que dedico à comunicação digital.
INFO - O que podemos esperar para as próximas gerações?
CARR - A boa notícia é que as novas gerações tendem a ter mentes mais flexíveis. Você vê muitas crianças brincando com computadores, mas ao mesmo tempo conseguem sentar e ler um livro com interesse, o que é bom. O perigo é que, como ganham celulares e computadores cada vez mais cedo, elas são bombardeadas por distrações o tempo todo. Receio que nunca desenvolvam a parte do intelecto que precisa de concentração profunda.
[Renata Leal, da INFO Exame - 10 de fevereiro de 2010]

2 comentários:

jorge beraldo disse...

belo blog, a reflexão da superficialidade caiu-me como uma luva de box. veja meu site tb www.jorgeberaldo.com.br abç (a indicação do seu blog foi do igermano, grande enxadrista virtual)

Ciro disse...

Alô, caro amigo!!! Bem-vindo por aqui. Irei conferir teu site, com certeza!

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil