"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

03 agosto 2010

O FIM DO EXCELENTE "KODACHROME"

 



















KODACHROME, “o mais antigo filme para diapositivos a cores do mercado” (fabricado desde 1935) – celebrado também na música por Paul Simon numa canção de 1973 cujo refrão pedia: “Mamãe não me tires o Kodachrome” - tinha um processo de fabricação complexo e uma revelação igualmente complicada. Nos últimos anos, o aparecimento de filmes com resultados em nível de cor semelhantes e menos dispendiosos, bem como a massificação do suporte digital , fizeram com que as vendas significassem uma pequena parcela do um por cento de receita que a Kodak tem com as películas.
As exigências técnicas da revelação dos Kodachrome transformaram-se também num obstáculo ao ponto de hoje existir apenas um laboratório no mundo (Dwayne`s Photo, Kansas, EUA) capaz de dar vida a este tipo de imagens. A empresa estima que os estoques de diapositivos Kodachrome deverão terminar brevemente. Por seu lado, o Dwayne`s Photo anunciou que só revelará os filmes até afinal de 2010.
Steve McCurry teve o privilégio de usar os últimos rolos e as fotografias que deles saíram serão entregues ao museu Eastman House, em Rochester (EUA).

***Uma equipe da National Geographic (onde McCurry fez boa parte do seu nome) documentou a jornada final do último rolo do Kodachrome, desde a fábrica, passando pelo trabalho de McCurry até o processamento.
Provavelmente essas fotos deverão compor um ensaio da NatGeo proximamente.

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil