"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

01 agosto 2010

AVATAR, o filme


Sou meio céptico com relação à “megaproduções cinematográficas”, especialmente em gênero de ficção científica, mas me rendi à curiosidade e vi neste final de semana este filme. Claro, que aqui no fundão, “não em 3 D”, em simples-comum DVD. E com atraso expressivo.
Mas GOSTEI, especialmente da fotografia e efeitos especiais deste tão badalado/caro filme. Em 3D deve ser showwwwwwww.
Segundo Steven Spielberg, “Este o maior filme em 3D já feito na história do cinema”.
Com um orçamento oficial na casa dos US$ 200 milhões – embora muitos afirmem que a produção tenha chegado aos US$ 310 milhões – James Cameron escolheu os estúdios de Peter Jackson, a Weta Studios para dar vida aos efeitos especiais do mundo de Pandora. Para a captação de imagens e movimentos do atores, Cameron escolheu um hangar de 16 mil metros quadrados chamado “Spruce Goose” – mesmo local em que o milionário Howard Hughes construiu seu avião no início do século passado.
Para a publicidade dizem ter sido gastos mais 150 milhõezinhos de dólares. Então, no total, teriam sido gastos cerca de 500 milhões com este filme.
Com um sistema de câmeras mais ágil e mais leve, que o próprio Cameron ajudou a projetar, a captação de imagens do filme é toda em 3D estereoscópico. A idéia foi que o 3D não fosse apenas um elemento exibicionista no filme e, sim, que ele tivesse uma função de linguagem.

Em menos de um mês, a partir de seu lançamento em dezembro de 2009, Avatar superou um bilhão de dólares de faturamento - o quinto filme a alcançar essa cifra - e atualmente o filme com a maior bilheteria da história, superando Titanic. Também tornou-se o primeiro filme a alcançar mais de dois bilhões em bilheteria. Depois desse faturamento, James Cameron confirmou que seria lançada uma sequência do filme, e, possivelmente, uma segunda.

***Avatar foi nomeado para nove Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, e foi premiado nas categorias Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte.

***Desde sua divulgação, o filme Avatar recebeu também inúmeras acusações de plágio, que vão desde o enredo, reivindicado por um escritor chinês que alega que 80% da produção hollywoodiana é plágio de seu livro, até a imagem dos Na'vi, que são quase idênticas aos personagens dos quadrinhos da década de 1980 Timespirits.

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil