Sou meio céptico com relação à “megaproduções cinematográficas”, especialmente em gênero de ficção científica, mas me rendi à curiosidade e vi neste final de semana este filme. Claro, que aqui no fundão, “não em 3 D”, em simples-comum DVD. E com atraso expressivo.
Mas GOSTEI, especialmente da fotografia e efeitos especiais deste tão badalado/caro filme. Em 3D deve ser showwwwwwww.
Segundo Steven Spielberg, “Este o maior filme em 3D já feito na história do cinema”.
Com um orçamento oficial na casa dos US$ 200 milhões – embora muitos afirmem que a produção tenha chegado aos US$ 310 milhões – James Cameron escolheu os estúdios de Peter Jackson, a Weta Studios para dar vida aos efeitos especiais do mundo de Pandora. Para a captação de imagens e movimentos do atores, Cameron escolheu um hangar de 16 mil metros quadrados chamado “Spruce Goose” – mesmo local em que o milionário Howard Hughes construiu seu avião no início do século passado.
Para a publicidade dizem ter sido gastos mais 150 milhõezinhos de dólares. Então, no total, teriam sido gastos cerca de 500 milhões com este filme.
Com um sistema de câmeras mais ágil e mais leve, que o próprio Cameron ajudou a projetar, a captação de imagens do filme é toda em 3D estereoscópico. A idéia foi que o 3D não fosse apenas um elemento exibicionista no filme e, sim, que ele tivesse uma função de linguagem.
Em menos de um mês, a partir de seu lançamento em dezembro de 2009, Avatar superou um bilhão de dólares de faturamento - o quinto filme a alcançar essa cifra - e atualmente o filme com a maior bilheteria da história, superando Titanic. Também tornou-se o primeiro filme a alcançar mais de dois bilhões em bilheteria. Depois desse faturamento, James Cameron confirmou que seria lançada uma sequência do filme, e, possivelmente, uma segunda.
***Avatar foi nomeado para nove Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, e foi premiado nas categorias Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte.
***Desde sua divulgação, o filme Avatar recebeu também inúmeras acusações de plágio, que vão desde o enredo, reivindicado por um escritor chinês que alega que 80% da produção hollywoodiana é plágio de seu livro, até a imagem dos Na'vi, que são quase idênticas aos personagens dos quadrinhos da década de 1980 Timespirits.
Nenhum comentário:
Postar um comentário