"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

01 dezembro 2010

LENNART NILSSON, pioneiro em fotografia médica

LENNART NILSSON
e a "primeira foto de um feto no útero", de 1965.






Lennart Nilsson, nascido em Strängnäs, Suécia, em 1922, é um pioneiro na fotografia médica. Em associação com pesquisadores e com a ajuda de avançados equipamentos especialmente projetados, documentou o interior do homem até o nível de uma célula. Ao longo dos anos, dedicou atenção especial para capturar a criação de um ser humano, da concepção ao nascimento.
Começou sua carreira como fotojornalista no meio da década de 1940 e publicou foto-ensaios em revistas suecas e estrangeiras, incluindo o "Polar Bear Hunting in Spitzbergen" (1947). Em seu trabalho para a revista LIFE, quando fotografava a chegada de Dag Hammarskjöld, em Nova York, como secretário geral da ONU, em 1953, levou consigo as suas primeiras fotografias do embrião humano. As fotos foram publicadas, e ele foi encorajado a continuar a fotografar as origens do homem.
A fim de mostrar o desenvolvimento fetal a partir da fase inicial ele usou macro-lentes e lentes grande-angular especiais. A publicação pela revista Life, em 1965, de “O Drama da Vida Antes do Nascimento”, foi um marco. Seu famoso livro “A Child is Born” foi publicado no mesmo ano e desde então foi publicado em cinco edições em mais de vinte países.
Esteve contratado como fotógrafo da revista Life, de 1965 a 1972 e produziu matérias sobre ataques do coração e a visão microscópica dentro do corpo e do cérebro. Seus experimentos com fotografia e microscopia com luz foram sucedidos por seu uso do microscópio eletrônico de varredura, que lhe propiciaram não somente ampliação de centenas de milhares de vezes, mas aguçada tridimensionalidade.
Nilsson estabeleceu reputação internacional por seus filmes para a televisão sobre o corpo humano, mas também dirigiu sua atenção para o mundo animal e vegetal e o mundo dos insetos.
Lennart Nilsson recebeu várias premiações por seus trabalhos fotográficos. Ele foi o primeiro beneficiário do Erna e Victor Hasselblad Award Foundation’s Photography Award em 1980 e recebeu o ICP Infinity Award em 1992. Entre seus outros prêmios, estão  o 1994 Prize Year ("O pequeno Prêmio Nobel"), em 1972, pelo Instituto Real de Tecnologia e a ‘Grande Medalha de Ouro’ da Academia Real  Sueca de Ciências da Engenharia, em 1989. Seus documentários foram premiados no Emmy de 1982 e 1996.
Nilsson tornou-se membro da Sociedade Sueca de Medicina em 1969, recebeu doutorado honorário em medicina do Instituto Karolinska, em 1976, de Doutor Honoris Causa em Filosofia pela Technische Unversität Braunschweig, na Alemanha, em 2002, e de Doutor Honoris Causa em Filosofia da Universidade de Linköping na Suécia, em 2003.
Em 2009, o governo sueco concedeu a Lennart Nilsson o título honorário de professor.
As naves espaciais da NASA Voyager I e Voyager II levaram fotografias do livro A Child Was Born na sua jornada através do nosso sistema solar e para o universo.
A obra de Lennart Nilsson pode ser encontrada em coleções de diversos museus e instituições, incluindo o Museu Britânico, em Londres, Museu de Arte Fuji - de Tóquio, o MOMA em Nova York, Fundação Hasselblad, em Gotemburgo, Nationalmuseum e o Museu de Arte Moderna de Estocolmo.
Desde 1998, o Prêmio Lennart Nilsson é apresentado anualmente, durante cerimônia no Instituto Karolinska. Ele é concedido em reconhecimento à fotografia extraordinária de ciência e é patrocinado pela Fundação Lennart Nilsson.   

FONTE: http://www.lennartnilsson.com/biography.html

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil