"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

01 dezembro 2010

GANHADOR DO LENNART NILSSON AWARD 2010

Fotos: Kenneth Libbrecht


Lennart Nilsson Award é a distinção mais prestigiada do mundo em fotografia científica e médica, e é apresentado anualmente em homenagem ao lendário fotógrafo sueco. O prêmio, que é de 100 mil coroas suecas, foi entregue em 3 de novembro deste ano, no Berwald Hall em Estocolmo, com a presença do próprio Lennart Nilsson, ainda ativo em seus 88 anos.

O ganhador deste ano, KENNETH LIBBRECHT, é professor de física e diretor do Departamento de Física do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) em Pasadena. Nascido em 1958, recebeu seu PhD em física solar da Universidade de Princeton em 1984.
Sua obra está dividida entre o observatório LIGO para a detecção de ondas gravitacionais no espaço e as investigações sobre a física do crescimento de cristais. Nesta última área, ele desenvolve cristais de gelo de vapor de água sob condições controladas, a fim de criar flocos de neve sintética.

O astrônomo e matemático Johannes Kepler descobriu no início de 1600 que todos os flocos de neve são hexagonais, e que cada cristal individual tem sua própria forma única. Dr. Libbrecht tenta entender como essas formas surgem através de medições precisas de cristais de gelo no laboratório. Seu objetivo é mapear os mecanismos físicos, como as taxas de temperatura e as cargas elétricas, que afetam a dinâmica molecular do crescimento dos cristais.

Dr. Libbrecht também realiza belas fotografias de flocos de neve natural e sintética, que tem amplo público apreciador. Ele criou um site com informações sobre neve e gelo, e já publicou sete livros descrevendo a arte e a ciência dos flocos de neve. Suas fotografias de flocos de neve presentes em capas de grande número de publicações. Destaque também para uma série de selos emitida nos EUA, e para série de selos de flocos de neve de inverno - feita em Kiruna, no Norte da Suécia - e emitida em novembro deste ano pelo serviço postal sueco.











Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil