"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

05 julho 2011

SENSAÇÕES TÉRMICAS EXTREMAS DE FRIO

Comentando com amiga aqui da Net a respeito das sensações térmicas extremas (de -27°C) referidas em noticiários aqui no Sul, referia que não sabia bem como isto era avaliado. Seria subjetivo, haveria algum parâmetro??? Consultando o “Mestre Google” e o site do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) desvendei este “enigma”.
O cálculo da sensação térmica, que é a temperatura que realmente sentimos em uma determinada situação, deve levar em conta dois fatores: velocidade do vento e umidade relativa do ar.
A tabela do INMET calcula que a sensação térmica diminui aproximadamente 1ºC a cada vez que os ventos chegam a 7 km/h - "quanto maior a velocidade do vento, maior o calor retirado da superfície da pele, e, portanto, maior a sensação de frio".
A tabela a seguir, do INMET, mostra qual a sensação térmica de acordo com as condições do vento e da temperatura registrada pelos termômetros meteorológicos.
Por exemplo: com ventos de 2 m/seg. (ou 7 km/h, ou 4 nós) e temperatura, marcada pelo termômetro, -6ºC, a sensação térmica (a temperatura que "nosso corpo sente") é de -7ºC.
FONTE: http://www.inmet.gov.br/html/clima/sensacao_termica/index.html

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil