Comentando com amiga aqui da Net a respeito das sensações térmicas extremas (de -27°C) referidas em noticiários aqui no Sul, referia que não sabia bem como isto era avaliado. Seria subjetivo, haveria algum parâmetro??? Consultando o “Mestre Google” e o site do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) desvendei este “enigma”.
O cálculo da sensação térmica, que é a temperatura que realmente sentimos em uma determinada situação, deve levar em conta dois fatores: velocidade do vento e umidade relativa do ar.
A tabela do INMET calcula que a sensação térmica diminui aproximadamente 1ºC a cada vez que os ventos chegam a 7 km/h - "quanto maior a velocidade do vento, maior o calor retirado da superfície da pele, e, portanto, maior a sensação de frio".
A tabela a seguir, do INMET, mostra qual a sensação térmica de acordo com as condições do vento e da temperatura registrada pelos termômetros meteorológicos.
Por exemplo: com ventos de 2 m/seg. (ou 7 km/h, ou 4 nós) e temperatura, marcada pelo termômetro, -6ºC, a sensação térmica (a temperatura que "nosso corpo sente") é de -7ºC.
FONTE: http://www.inmet.gov.br/html/clima/sensacao_termica/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário