"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

17 abril 2011

"DE CUJUS"


"DE CUJUS" INGERIDO POR NOSSA TURMA, NESTA SEMANA, EM JANTAR COM PROFESSOR  
Esta expressão é usada comumente como sinônimo de 'pessoa falecida', numa figura eufemística substitutiva de 'defunto' ou 'morto'. Estas duas palavras foram, na verdade, retiradas de uma expressão latina mais longa, que é: "De cujus successione agitur" e significa 'de cuja sucessão se trata'. Situa-se, portanto, no contexto do direito sucessório, do caso daquela pessoa falecida, que deixou bens materiais, e cuja sucessão (direito de herança) é regulada pelas normas jurídicas.

“De cujus” é uma expressão forense que não recebe flexão de gênero ao nos referirmos a homem e mulher. Há o de cujus varão/masculino e o de cujus virago/varoa/feminino. Portanto, sempre "o de cujus".

Como todas as palavras de língua estrangeira lançadas no contexto do vernáculo, esta expressão deve vir sempre realçada seja por tipo em negrito, em itálico ou destacada por aspas.

2 comentários:

san disse...

Ai, tadinho, Cirito!
Se eu vejo o de cujus, já não o mangio, che me fa male!
Tão bunitinhu o bacourinho, que dó.

Ciro disse...

Aqui, para nós, "fa bene"!!!!
E tem um fator benéfico especial: sempre que sai uma jantinha da "tchurma", é gratuito! Uma colega, com papai produtor destes bichitos fuçantes, sempre doa um destes.
Então, desce melhor ainda!
Sacumé, "estudantes", sempre meio mal de grana. Assim sobra uns trocados para o trago (caipira + cerveja).
he,he,he,he,he,he...
Bj

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil