"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

03 outubro 2010

YUL BRYNNER, o carecão fotógrafo



YUL, composto por uma seleção feita a partir de 8000 imagens e recortes de imprensa, editado por sua filha Victoria Brynner, é dividido em quatro volumes: "Lifestyle", "Life on Set", "1956" e "Man of Style", que contém retratos de Brynner por fotógrafos como Richard Avedon, Henri Cartier-Bresson e Inge Morath.

Publicado no 25º aniversário da morte de Brynner, YUL é uma celebração do legado fotográfico de Brynner e um retrato complexo do próprio homem.


Yul Brynner, O Rei e Eu, Auto-Retrato, 1956

O ator Yul Brynner era também fotógrafo.

A galeria Véro-Dodat em Paris está exibindo uma série de fotografias feitas por ele na mostra intitulada "A Photographic Journey".

De ascendência mongol, Brynner era filho do inventor e cônsul suíço na Rússia Boris Brynner. Depois que seu pai deixou a família na década de 1930, passou a infância entre Pequim e Paris, chegando a estudar Filosofia na Sorbonne. Em 1941 chegou aos Estados Unidos para estudar teatro. Oito anos depois estreou no cinema com o filme "Port of New York".

Reflexo de anos de convivência com o cinema, Yul Brynner retratou Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Samantha Eggar, entre muitos outros. A mostra apresenta cerca de sessenta imagens capturadas entre 1956 e 1985.

Yul Brynner faleceu em 1985, vítima de um câncer no pulmão.

Fonte: Images & Visions (Fernando Rabelo)



2 comentários:

san disse...

Bacaníssimo!
Sempre curti o Yulzão.

bjo

Ciro disse...

Seu desempenho nos filmes sempre era marcante-destacado. Também curti muito este carecão!!!
Bj

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil