"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

06 novembro 2011

QUESTIÚNCULAS INFOCEREBRAIS HODIERNAS

A exposição constante às mídias digitais estaria mudando para pior a forma como pensamos, estaríamos nos tornando menos inteligentes, mais superficiais e imensamente distraídos???

Estaríamos criando uma cultura anti-intelectual e consumista, mergulhada em infantilidades e alheia à realidade adulta???

Os 140 caracteres do Twitter e o Facebook com imagens de copiar-inserir-compartilhar, com seu cutucar-joguinhos-etc, com seu “no que você está pensando” não estariam gerando limitações expressivas em nosso intelecto/mente???? Não estaríamos desenvolvendo aí uma necessidade de gratificação instantânea e limitando o desenvolvimento de nossas capacidades verbal, de escrita, de leituras e de pensar-refletir????

Os “MULTITAREFAS” estariam realmente produzindo mais e melhor??? O processo concentrativo/cognitivo não estaria sendo prejudicado???

O acelerado “TEMPO VIRTUAL” estaria consonante com o “TEMPO DO MUNDO REAL” de nossos cérebros???

Estaríamos potencializando nossas sinapses neuronais e a LTP, aumentado nossa aprendizagem e memorizar, ou deteriorando seu processo bioquímico regular por exacerbação/fracionamento de atividades???

A “neuroplasticidade”, a enorme capacidade adaptativa de nosso cérebro, não teria um limite???

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil