"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

07 novembro 2011

LINGUAGEM INCLUSIVA, ou “VERBORRÉIA POLÍTICA”

Este expressar é um dos aspectos da “onda politicamente correta” que, a partir do último quarto do século passado e tendo como centro irradiador o meio universitário americano, passou a tentar mudar a linguagem como uma forma de mascarar problemas que não conseguia resolver na realidade.

A denominada “linguagem inclusiva” tem até um princípio de aparato legal a protegê-lo, tornando seu uso obrigatório em algumas esferas da administração pública.

Neste contexto populista, “de moda” - até válido em sua proposta maior de “igualdade de direitos e obrigações” - há porém propostas que atropelam/deturpam o vernáculo. E até criam situações/expressões ridículas, como aquela do referir os carecas como “capilarmente desprovidos” ou “deficientes capilares”.

Seguidamente ouço, até em contexto acadêmico, os cumprimentos dirigidos a TODOS E TODAS.  
Todos e todas, bem sabemos, são pronomes indefinidos. O principal pronome de tratamento, consagrado universalmente, que as pessoas devem usar como necessária manifestação de respeito - é "Senhor"/"Senhora".
Este cumprimentar “a todos e todas” seria basicamente um pleonasmo vicioso, uma redundância, por que, "todos" já inclui masculino e feminino.

Outro exemplo deste emprego errôneo/incorreto das saudações é aquele bem conhecido de BRASILEIROS E BRASILEIRAS – marca registrada do Sarney quando Presidente. E agora também sendo “enfiado goela abaixo” o termo PRESIDENTA - do latim praesidentis, particípio presente do verbo praesidere (tomar assento à frente), portanto invariável desde a origem.
Neste “caminhar capenga”, logo-logo teremos também o pleitear de emprego de termos como GERENTAS, ATENDENTAS, ADOLESCENTAS, etc.

Similar “aberração” é aquela que decorreu com o substantivo VELHICE. Começou por ceder espaço no discurso de muita gente ao eufemismo TERCEIRA IDADE e, em seguida, viu-se substituído por uma formulação francamente sem sentido: MELHOR IDADE.

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil