"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

16 julho 2011

O CETICISMO RACIONALISTA


Conta a história que durante o reinado do terror da Revolução Francesa, certa manhã as execuções começaram com três homens: um rabino, um padre católico e um cético racionalista.

O rabino foi o primeiro em subir ao patíbulo. Ali, em frente à guilhotina, perguntaram-lhe se queria dizer suas últimas palavras. E o rabino gritou ao público:
- "Creio no único e verdadeiro Deus, e ele me salvará", após isso, o verdugo colocou-o em posição sob o fio, ajustou a trava sobre seu pescoço e puxou a corda para libertar a lâmina do terrível instrumento. A pesada folha de metal desceu rasgando o ar. Mas então, de maneira abrupta, parou com um "crack" a poucos centímetros do pescoço do condenado. O rabino vendo que continuava vivo exclamou efusivo:
- "Eu não disse, eu não disse?".
- É um milagre, gritou a multidão. E o verdugo não teve outra saída senão deixar o rabino sair livre.

O seguinte na ordem do dia era o sacerdote. Quando pediram que dissesse suas últimas palavras declarou:
- "Creio em Jesu Cristo, pai, filho e espírito santo, que me resgatará em minha hora de necessidade". O verdugo colocou-o em posição sob o fio. Puxou a corda e de novo a lâmina caiu até soar um "crack" e se deteve bem próximo de seu objetivo, como já havia acontecido anteriormente.
- "Outro milagre!", gritava parte da multidão.
- "Mas que merda, será que não vamos ver ninguém morto hoje, sussurrava outra parte da plateia entre indignada e decepcionada que fora ali só para ver sangue. E o carrasco, "puto dos cornos" e pela segunda vez, não teve outra opção que liberar o condenado.

Agora era a vez do cético.
- "Quais são suas últimas palavras?", perguntaram-lhe. Mas o cético não ouvia, simplesmente olhava atenciosamente o ominoso instrumento mortal, parecia perdido. Então o carrasco deu-lhe uma tapa nas costas e voltou a perguntar, depois do qual o homem respondeu.
- "Mas é claro gente, já vejo o problema", disse o cético assinalando triunfante o lugar concreto no qual a lâmina se detinha. "Vejam aqui esta engrenagem, está torta. Conseguem ver? Ela está obstruindo o percurso da folha de metal!", apontando e forçando a engrenagem para o seu lugar certo.

- "Pronto, agora sim..."

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil