"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

04 junho 2011

VISTA CANSADA AO USAR MONITOR DO COMPUTA? USE O “F.LUX”

Ultimamente, em função de meu TCC, tenho ficado muito tempo colado aqui nesta telita/monitor acoplada ao notebook. Ao fim de algum tempo, especialmente à noite, a vista começa a acusar cansaço extremo. Este meu novo monitor LG de 23 pol., apresenta uma luminosidade enorme (excessiva). Ótima para filmes-vídeoclips-imagens, mas não aqui para digitar/pesquisar, mesmo ajustando-se o brilho e contraste. Daí fui buscar uma solução prática para isto, e encontrei um software interessante, e gratuito – o “f.lux”!
Os monitores não conseguem discernir em quais momentos do dia há mais luminosidade ou não, por isso, emitem sempre a mesma quantidade de luz. Com o f.lux pode-se acabar com este problema e ajustar a tela do computador para acompanhar a luminosidade natural.

Como durante o dia a luminosidade natural é maior e a luz não incide de dentro para fora, os monitores precisam ser mais claros, para que possamos enxergar as coisas mais facilmente. No entanto, durante a noite a utilização de lâmpadas fluorescentes ou incandescentes ajuda a iluminar mais o monitor, desta forma ele pode emitir menos luz.

O f.lux realiza justamente esta ação, ou seja, aumenta a emissão de luz durante o dia e diminui durante a noite. Para isso, ele se integra ao “Google Maps” e usa as suas coordenadas para saber com precisão a hora que o Sol nasce e se põe.

Configurar o f.lux é muito simples. Para começar, baixe o aplicativo, instale e abra-o clicando no ícone correspondente na barra do relógio. Clique em “Change Settings” e quando a janela “Where am I?” abrir, vá até “Locate”. Ao clicar, uma janela no navegador será aberta no serviço Google Maps.
No campo “Where are you now?” escreva o nome da sua cidade, mas caso ela não seja encontrada, tente especificar mais a busca inserindo o nome do estado. Depois de encontrar sua cidade, copie o código correspondente à latitude e longitude e volte à janela “Where am I?”. Cole os códigos no campo e clique em OK.
Automaticamente a localização do Sol é alterada e corresponde com a do lugar em que você se encontra. À medida que for escurecendo, você vai perceber que o monitor começa a ficar com o tom semelhante a uma fotografia em sépia, pois a luminosidade interna está maior sobre a tela, sendo assim, ela pode diminuir a sua emissão.
As configurações do aplicativo são simples e, pelo fato dele regular sozinho o grau de luminosidade com a ajuda do Google Maps, faz com que se torne uma ferramenta anônima no computador.

Obs.: a salientar-se que a luz em tom sépia pode causar certa sensação de sono e peso nas pálpebras. Alguns não conseguem bem se adaptar a esta alteração. Eu, aqui ainda em teste deste esquema. De dia constatei que funciona bem/adequadamente. Já à noite fica difícil de encarar o ajuste propiciado – muito escurão.
*** Ao usar Photoshop, desative este software, para obter cores reais.

[versões para Windows XP-Vista-Seven, Mac e Linux]
FONTES: Baixaki e Olhar Digital 

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil