"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

19 junho 2011

BERTRAND RUSSELL

Bertrand Arthur William Russell, descendente de uma família de nobres do século 13, nasceu em Trelleck, País de Gales em 1.872 e faleceu em 1.970, em Penrhyndeudraeth. Órfão aos três anos, foi educado por preceptores na casa da avó, até ir para Cambridge, Inglaterra, onde se formou professor. Em 1916, foi expulso da universidade e preso por ter participado de movimentos pacifistas. Aplicado, dedicou-se basicamente ao estudo de três áreas: a teoria do conhecimento, as relações entre a lógica e a matemática e as relações entre a lógica e a linguagem.

Autor de mais de 40 obras, entre elas se destacam The Principia Mathematica (1910-1913) - que abriu novas perspectivas para a lógica simbólica, da qual foi fundador, e A History of Western Philosophy (1945). Prêmio Nobel em 1950, nos últimos anos dedicou a sua vida pela paz no mundo. Nos anos 60 condenou a participação dos Estados Unidos na guerra do Vietnam.

"Três paixões, simples mas esmagadoramente fortes, têm governado a minha vida: o desejo pelo amor, a busca do conhecimento, e a pena insuportável pelo sofrimento da raça humana". 

O Tribunal Russell
Mais do que os avanços da Ciência e da Tecnologia, os conflitos sangrentos do século 20 foram os acontecimentos que mais impressionaram e mobilizaram Bertrand Russell.
Foi o testemunho destes episódios, fortalecedores de seus ideais pacifistas e humanizadores, que motivou Russell a fundar nos anos 60 o Tribunal Russel: organismo internacional, originalmente dirigido pelo filósofo e dramaturgo francês Jean-Paul Sartre. O tribunal investigou e avaliou a política externa americana e a intervenção militar no Vietnã que se seguiu à derrota das forças francesas em 1954 na batalha de Dien Biem Phu e o estabelecimento do Vietnã do Norte.
Bertrand Russel justificou assim a criação do tribunal: "Se certos atos e violações de tratados são crimes, eles são crimes se cometidos pelos Estados Unidos ou pela Alemanha. Nós não iremos desconsiderar uma regra de conduta criminal contra outros porque não gostaríamos de vê-la invocada contra nós".
A criação do tribunal foi seguida em 1966 pela publicação do livro de Russel “War Crimes in Vietnam”.

Militante político, colocou-se contra as guerras e a violência. Ficou meses preso por se recusar a lutar na 1ª Guerra Mundial.
A paz lhe deve muito, sobretudo por sua participação na solução da crise dos mísseis soviéticos, em Cuba, em 1962, quando foi evitada uma provável guerra nuclear.

Casou-se quatro vezes e teve vários casos fora dos casamentos. Cachimbos e mulheres eram suas paixões.

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil