"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

07 janeiro 2012

HORMÔNIO DO AMOR estimula altruísmo em macacos

Foto: National Geographic
Por que um macaco abriria mão de tomar seu suco para que outro o fizesse? Uma pesquisa conduzida na Universidade Duke, nos Estados Unidos, revelou a responsável pelo comportamento generoso das cobaias: a ocitocina ou oxitocina, conhecida como “hormônio do amor”.

Os macacos usados no estudo foram treinados para identificar símbolos em uma tela que representavam ganhar um jatinho de suco, entregá-lo a outro macaco ou escolher que nenhum dos dois recebesse a bebida. Para os testes, dois macacos lado a lado tiveram que escolher apenas duas das seguintes opções por vez: receber o suco versus não receber; receber versus dar ao outro macaco; e dar ao outro macaco versus não receber.

Comparados às cobaias que não foram expostas à ocitocina, os animais que inalaram o hormônio escolheram mais vezes a terceira opção, de dar o suco ao outro macaco e não receber, por volta de meia-hora após a inalação. Eles prestaram mais atenção no outro indivíduo e fixaram o olhar nele no momento em que escolhiam presenteá-lo. Curiosamente, nos primeiros 30 minutos de exposição ao hormônio, a maioria dos macacos escolheu o benefício próprio.

A ocitocina, indutora do parto e da lactação nas mulheres, também facilita a resposta sócio-sexual nos seres humanos. Produzida principalmente no cérebro, é liberada durante interações sociais, estimulação de órgãos sexuais e também durante o orgasmo.

Atualmente o hormônio vem sendo estudado para curar autismo, esquizofrenia e outras doenças psiquiátricas relativas à ausência de interesse e empatia pelo próximo. Apesar do uso da ocitocina indicar melhoria na capacidade de confiança e nas habilidades sociais dos pacientes, não há comprovação da consistência dos efeitos da terapia em longo prazo.


Fonte: Marcela Puccia Braz
NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL ONLINE

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil