"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

11 janeiro 2011

Um filme "imperdível": O SEGREDO DOS SEUS OLHOS


FICHA TÉCNICA:
O SEGREDO DOS SEUS OLHOS [EL SECRETO DE SUS OJOS]
Argentina/Espanha - 2009
Duração – 127 minutos
Direção – Juan José Campanella
Roteiro – Juan José Campanella com base no livro La Pregunta de Sus Ojos, de Eduardo Sacheri
Produção – Juan José Campanella, Gerado Herrero, Mariela Besuievski., Vanessa Ragoni
Fotografia – Félix Monti
Trilha Sonora – Federico Jusid e Emilio Kauderer
Edição – Juan José Campanella
Elenco – Ricardo Darín (Benjamin Espósito), Soledad Villamil (Irene Menéndez Hastings), Guillermo Francella (Sandoval), Javier Godino (Isidoro Gómez), Carla Quevedo (Liliana Coloto), Pablo Rago (Ricardo Morales).

PREMIAÇÕES PRINCIPAIS (entre outras):
Foi o segundo filme argentino a conquistar o "Oscar de Melhor Filme Estrangeiro" (em 2010), 25 anos depois do feito de “A História Oficial”, de Luis Puenzo.

Ganhou ainda o prêmio Goya de Melhor Filme Estrangeiro em Espanhol e Melhor Revelação Feminina para Soledad Villamil. 
No Festival de Havana, ganhou: Prêmio Especial do Júri, Melhor Filme - Voto Popular, Melhor Diretor - Juan José Campanella, Melhor Ator - Ricardo Darín e Melhor Trilha Sonora.

ANÁLISE CRÍTICA:
Depois de passar uma temporada dirigindo episódios de séries famosas nos EUA (como “House” e “Lei e Ordem”), o diretor Juan José Campanella voltou à Argentina para produzir mais um excelente filme chamado “O Segredo de Seus Olhos”.
Novamente trabalhando com seu ator preferido, Ricardo Darín, Campanella adapta um romance de Eduardo Sacheri (La Pregunta de Sus Ojos) com sua habitual maestria, juntando no mesmo filme diversos tipos de gêneros do cinema, tais como suspense, drama, romance, policial, comédia, denúncia política (uma parte do filme se passa durante a ditadura militar argentina) e até uma pitada de film noir.

Darin interpreta com sua naturalidade e competência de sempre Benjamín Espósito, um funcionário público de Juizado Penal, recém-aposentado, que resolve escrever um livro tendo como premissa um caso escabroso que investigou no passado e que trouxe consequências trágicas para todos os envolvidos. Mas não é só isso. Em seu livro Espósito quer também expiar seu remorso por não ter tido coragem de lutar pelo amor de sua vida, interpretada por Soledad Villamil, que era sua supervisora no Fórum. Outro personagem importante é o parceiro de Espósito, Pablo Sandoval, na pele de Guillermo Francella, que serve como alívio cômico à trama. Por meio de flashbacks muito bem elaborados, vamos sendo apresentados ao crime e aos desdobramentos que ele provoca na vida dos envolvidos. É digna de nota a firmeza com que Campanella conduz a trama, sempre de forma inusitada e buscando o aprofundamento psicológico dos protagonistas à medida que eles vão sendo afetados pelos desenlaces do caso investigado.

O filme busca também fazer um estudo do que leva uma pessoa a ficar obcecada, em contraste com o vazio existencial enfrentado por Espósito e o que ambos sentimentos geram de consequências.
André Lux

Este não é um filme apenas sobre um crime: é sobre um homem que nunca soube lidar com as pessoas que a vida lhe ofereceu, passou a vida perguntando-se “como se faz para viver uma vida vazia, cheia de nada” e só entregou-se à ela no final.
[Fred Burle]

Existem filmes feitos para dar um “soco no estômago” do espectador. O Segredo dos Seus Olhos dá uma pancada no coração, com uma história instigante, um elenco excepcional, um roteiro espetacular e uma direção de fotografia que dá uma aula de decupagem e movimentação de câmera.
[Fred Burle]

“O Segredo dos Seus Olhos” é o tipo de filme que oferece um pacote de reflexões para o espectador consumir depois da sessão. Pode-se ler o filme sob variados ângulos: amizades, paixões, amores, medos, vazio, tempo, velhice, frustrações. Além da leitura política-jurídica.

**Lançado em 2009, El Secreto de Tus Ojos atingiu a marca de 1 milhão de telespectadores na Argentina após um mês de estreia.

P.S.: A "bela SOLEDAD" aí do filme também é boa cantora, com estes 2 CDs lançados.



2 comentários:

Lúcia Helena Caetano disse...

Já está anotado na minha agenda. Em fevereiro vou assistí-lo!

Ciro disse...

VÁ NESTA, AMIGA!
Aí é satisfação garantida.
Abraço

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil