"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

11 janeiro 2011

POR QUE O CD CONVENCIONAL TEM DURAÇÃO DE 74 MINUTOS?


Por Jesus Diaz (JIZMODO Brasil)

Quando o padrão do Compact Disc Digital Audio surgiu em 1980, um curioso fato surgiu ao seu redor: ele teria duração de 74 minutos. Não 60. Nem mesmo 70 minutos. 74 e fim de papo. E tudo isso por culpa de um único homem surdo. Um único homem surdo que criou as mais impressionantes composições musicais já feitas – o cara que me faz ficar todo assustado quando ouço certa música nos meus fones: A Nona Sinfonia em Dó menor, Op. 125, o gigantesco e maravilhoso último trabalho de Herr Ludwig van Beethoven, nascido em Bonn, na Alemanha.
Mas como assim?
Imagine o cenário. Fim dos anos 70, a era mais sensacional da história do rock. Para completar, a disco music. Estamos em 1979, quando os Rolling Stones gravaram Emotional Rescue, Debby Harry derrubou queixos com Heart of Glass, e Chic fez o mundo inteiro dançar ao som de Good Times. Também foi o ano em que a Philips e a Sony começaram a trabalhar no primeiro padrão de áudio de CD.
A Philips queria um disco de 11,5 centímetros, enquanto a Sony apostava num formato de 10. Ambos eram o suficiente para acomodar os vinis da época, e o modelo da Sony era capaz de armazenar 60 minutos de música em estéreo em 16 bits com frequência de 44,056 Hz.
Mas isso não era o bastante. Quem disse isso foi Norio Ohga. Ohga era um homem furioso com o áudio da época. Ele era um cantor de ópera quando ouviu pela primeira vez um gravador de fitas da Sony e enviou à empresa uma carta criticando a qualidade do som. Recebeu uma oferta de emprego, e sua influência foi tão grande que ele chegou a ser presidente da Sony nos anos 80. Mas naquela época ele apenas supervisionava o projeto e exigiu que o formato do CD fosse capaz de tocar a Nona Sinfonia inteira.
De acordo com a Philips, a “performance mais longa conhecida tem duração de 74 minutos [...] uma gravação em mono feita durante a Bayreuther Festpiele em 1951 e conduzida por Wilhelm Furtwängler.” 60 minutos não aguentaria isso, então ficou decidido que o ideal eram 74 minutos – 12 centímetros.
Pelo menos é isso que algumas pessoas dizem. Outros dizem que foi o famoso maestro austríaco Von Karajan que teria pedido para o formato suportar a Nona Sinfonia inteira. Von Karajan foi fundamental para tornar o formato conhecido entre os audiófilos, e teria colocado essa condição em troca de seu apoio.
No entanto, de acordo com a Wikipédia, o chefe de engenharia da Philips, Kees Immink, disse que a escolha pelos 12 centímetros foi por conta da neutralidade do tamanho.

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil