"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

12 outubro 2010

CIÊNCIA TAMBÉM É ARTE





[cavidade nasal, membranas auriculares, pulmões, cordas vocais e cérebro]

O chinês Dr. Kai-Hung Fung, que trabalha no hospital Pamela Youde Nethersole Eastern, localizado em Hong Kong, desenvolveu a técnica chamada “arco-íris”, transformando meras tomografias computadorizadas em verdadeira arte colorida em 3D.

Pelas palavras do Dr. Fung, não é utilizado nenhum programa de edição de imagens ou Photoshop. As imagens são produzidas de forma quase instantânea pelo próprio terminal de tomografias em 3D, onde ele acrescenta a pigmentação das tonalidades conforme o caso a ser estudado.

O Dr. Fung sentiu a necessidade de fazer os exames de tomografias e raios-X ficarem mais claros e conclusivos e as nuances mostradas após a pigmentação melhoram sensivelmente estes estudos.

No equipamento de ressonância magnética encontramos estas tonalidades e pigmentação apenas na tela do computador, ou seja, temos apenas estas nuances quando o paciente está realizando o exame. Portanto a idéia é fazer com que esta mesma clareza que vemos na ressonância magnética esteja também em tomografias e raios-X.

Mais em: http://obviousmag.org/archives/2010/01/ciencia_tambem_e_arte_-_tomografias_de_kai-hung_fu.html#ixzz12Byzi7jq

2 comentários:

san disse...

Incrível! Muito bacana.

Ciro disse...

Temos esta beleza interior, também! No meio de algumas podridões.

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil