"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

06 setembro 2010

FOTOGRAFIA E SUAS RELAÇÕES



FOTOGRAFIA É ARQUITETURA. Tanto uma quanto outra trabalham com volumes, formas, linhas, perspectivas e efeitos da luz. Porém, ambas dispensam o contato direto do artista com o material. O fotógrafo trabalha através da câmera, não usa as mãos para moldar o mundo ou produzir diretamente a fotografia, como o pintor faz com as tintas e pincel. O arquiteto projeta no papel ou no computador; ele não é o construtor. Mesmo assim, ambos imprimem o toque pessoal artístico em suas obras.
FOTOGRAFIA É PINTURA. É a organização da imagem em duas dimensões, de linhas, cores, formas e perspectiva. É o ato de “pintar com a luz”.
FOTOGRAFIA É ESCULTURA. Como o escultor, a partir da matéria bruta do real, “do mundo que está lá fora”, o fotógrafo lapida a imagem e, ao fazer o enquadramento, inclui ou deixa de fora determinados aspectos da cena, cria relevos, volumes e sombras.
FOTOGRAFIA É TEATRO. Uma reportagem ou ensaio fotográfico pode ser um drama ou uma comédia, com informação, expressão dos atores, emoção e cenário, que podem estar contidos numa única imagem ou numa fotonovela.
FOTOGRAFIA É LITERATURA, É POESIA. Organiza informação, conteúdos e símbolos, numa linguagem articulada e própria. Estão frequentemente associadas.
FOTOGRAFIA É DANÇA. É a organização de formas, linhas, corpos, no tempo e no espaço, com sua própria linguagem. A fotografia de moda, por exemplo, é a expressão corporal com roupas, num cenário, com movimento e ritmo.
FOTOGRAFIA É MÚSICA. É a organização, no tempo, de formas e silêncios (ou vazios). Assim como a música, fotografia é uma composição. É inspirador fotografar ouvindo música, tão próxima é a relação das duas artes.
SOBRE O CINEMA, arte derivada da fotografia, basta dizer que ele utiliza aspectos de todas as belas artes. E até a forma de produção em equipe é uma composição do trabalho de diversos autores e intérpretes.

Luiz Cláudio Marigo – Como respeitar e desrespeitar as leis da composição
Revista Fotografe Melhor Nº167 (agosto 2010)

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil