"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

03 setembro 2011

A PRAGA DAS SACOLAS PLÁSTICAS

                Tempo de Degradação dos Materiais

Resíduo
Tempo
Jornais
de 2 a 6 semanas
Embalagens de papel
de 1 a 4 meses
Guardanapos de papel
3 meses
Pontas de cigarro
2 anos
Palito de fósforo
2 anos
Chiclete
5 anos
Cascas de frutas
3 meses
Nylon
de 30 a 40 anos
Copinhos de plástico
de 200 a 450 anos
Latas de alumínio
de 100 a 500 anos
Tampinhas de garrafa
de 100 a 500 anos
Pilhas e baterias
de 100 a 500 anos
Garrafas de plástico
mais de 500 anos
Pano
de 6 a 12 meses
Vidro
indeterminado
Madeira pintada
13 anos
Fralda descartável
600 anos
Pneus
indeterminado
                                        Fonte: Grippi 2001, Lixo 2003.

Falar-se em ECOLOGIA, em MEIO-AMBIENTE, para muitos ainda significa algo entravante de interesses-negócios, gerador de despesas extras, de incômodos com as leis ambientais e papo de gente desocupada ou político-acadêmica. Mas em verdade deveria ser preocupação de todos nós, já que envolve nossa sobrevivência e a dos demais que nos sucederão. É, portanto, VITAL! E para isto, não precisamos nos tornar assim uns ECOCHATOS ou ECOXIITAS. Podemos fazer isto em forma gradativa e harmônica.

A produção do lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. Para que tenhamos melhoria de qualidade de vida atual e para que tenhamos condições favoráveis à vida das futuras gerações, urge que desenvolvamos uma “consciência ambientalista”.
Com relação às “práticas” sacolinhas plásticas - estas que em que transportamos alimentos, mercadorias e objetos diversos – anualmente circulam mais de 500 bilhões de unidades.
Devido a sua extrema leveza, se não forem bem acondicionados os sacos de plástico têm a tendência de voar e espalhar-se pelo meio ambiente. Esta situação pode provocar outros tipos de poluição como a de rios, córregos e oceanos, afetando expressivamente a fauna marinha. Os saquinhos também são uma das causas do entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, contribuindo para as inundações e retenção de mais lixo. E quando incinerados liberam toxinas perigosas para a saúde.

Somando-se nosso crescente lixo eletrônico-digital, os  poluentes químicos e de demais tipos que criamos, estamos nos conduzindo para um “autossufocamento por lixo”. 

Mas o que fazermos então alternativamente ao nosso uso cotidiano destas sacolas?
Bom, podemos fazer uso do jornal, dos sacos de papel, das embalagens de papelão, as recicladas, as biodegradáveis, etc. E carregarmos nossa própria sacola, de lona, algodão cru, palha, ráfia, etc. – aí colocando diretamente nossos produtos adquiridos. Sim, assim fazíamos no passado e assim o fazem muitos também hodiernamente – especialmente em países da Comunidade Europeia. 

Sim-sim, mas e o lixo que acondicionamos também nestas sacolinhas, onde colocar?
As sacolas de plástico do supermercado e os sacos de lixo comuns (azuis) são feitos de matéria-prima virgem, ou seja, demandam petróleo ou gás natural, dois recursos não-renováveis e finitos. Já os sacos pretos, geralmente de material reciclado, retiram o plástico já descartado de circulação e os reutilizam.

Atualmente temos também disponíveis no mercado brasileiro as sacolas oxi-biodegradáveis e de bioplástico. Infelizmente ainda relativamente caras, pelo pequeno consumo-produção.
A TECNOLOGIA OXI é a inclusão de um aditivo no polietileno, que acelera a fragmentação do plástico. Não há consenso científico sobre sua real biodegradação, apesar de afirmado por muitos fabricantes que permite a degradação completa do plástico em apenas 18 meses.

Os BIOPLÁSTICOS, por outro lado, são bastante interessantes. São feitos a partir de matéria-prima renovável, como amido de milho, batata ou mandioca, que são naturalmente biodegradáveis e compostáveis.

ESTOU FAZENDO MINHA PARTE, LEVANDO MINHA SACOLA PRÓPRIA AO SUPERMERCADO, UTILIZANDO JORNAL PARA LIXO ORGÂNICO E ADQUIRINDO SACOS DE LIXO BIODEGRADÁVEIS E RECICLADOS (os aqui encontrados). Também procurando “fazer cabeças” neste sentido, via papos com amigos/familiares, Rádio, Internet e em breve também em escolas (se interessar às diretorias e me concederem espaço para este conscientizar dos alunos).
PEQUENO-ÍNFIMO??? Sim, mas este meu contributo concreto-prático!!!

“NADA MUDARÁ SE NÃO MUDARMOS TAMBÉM NOSSO COMPORTAMENTO”.

Nenhum comentário:

Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil