"QUANDO O MUNDO SE TORNAR CONFUSO, ME CONCENTRAREI EM FOTOGRAFIAS, QUANDO AS IMAGENS SE TORNAREM INADEQUADAS, ME CONTENTAREI COM O SILÊNCIO." [Ansel Adams / 1902-1984]

Direitos Autorais:

Fotos-textos do autor aqui postados regulamentados pela Lei 9.610/98 (dos Direitos Autorais) e sujeitos à punibilidade pelo violar da mesma, conforme o art. 184 do Código Penal brasileiro.

P.S.: Fotos de outrem aqui inseridas e porventura sem créditos referidos, capturadas da Internet ou outro veículo de mídia, "sem este referir específico".

PARA BEM VISUALIZAR AS FOTOS, EM TAMANHO MAIOR, CLIQUE EM CIMA DA FOTO.

26 setembro 2010

PANASONIC LUMIX GH2




Sem dúvida, uma das grandes sensações da Photokina 2010, foi a nova câmera Lumix GH2, da Panasonic.

Tem autofoco extremamente veloz (apenas cerca de 0,1 segundo para adquirir foco), captura de vídeo em Full HD 1080i a 60 quadros por segundo e um inovador recurso de ajuste de velocidade durante a captura. Além disso, seu LCD articulado, excelente para filmagem, é sensível ao toque, o que habilita a função de apontar com o dedo o ponto de foco dentro da cena. O sensor é de 16MP, com melhoria sensível no ruído em relação à antecessora GH1.

Junto com a câmera, a Panasonic apresentou uma lente que registra imagens em 3D, a primeira 3D para um sistema de lentes intercambiáveis.


PHOTOKINA 2010



Com 1.251 expositores de 45 países, a edição de 2010 da Photokina é um parque de diversões para os amantes da fotografia. Aberta terça-feira (21), a feira acontece em Colônia até domingo (26/09) e espera atrair 150 mil visitantes – fotógrafos profissionais e amadores, como também pessoas interessadas em adquirir novos gadgets.

Observando as tendências apresentadas na feira, percebe-se que as máquinas fotográficas estão cada vez menores, mais delgadas e também mais caras. Os aplicativos se multiplicaram e a tecnologia 3D parece imperar nos corredores da KölnMesse (Feira de Colônia).

Nos estandes é possível conferir câmeras com lentes intercambiáveis, assim como as clássicas SLR em novas versões que incluem sensores de imagem mais potentes e poderosos sistemas de foco automático. E apesar das inúmeras funções adicionais, elas estão mais fáceis de operar. Filmes em 3D podem ser gravados mesmo com condições de iluminação desfavoráveis e ainda assim produzir boas imagens.

A velocidade com a qual essas imagens podem ser armazenadas também aumentou. Com muitos dos aparelhos é possível transpor os vídeos para o YouTube sem complicações ou baixar rapidamente as imagens em redes de relacionamento como o Facebook.

"Um dos grandes tópicos da feira é, naturalmente, a esteroscopia ou fotografia em 3D", afirma Christian Müller-Rieker, diretor-executivo da Federação da Indústria Fotográfica da Alemanha. "É possível ver as fotos espacialmente. Elas podem ser vistas em três dimensões a partir de uma tela, seja do computador, de um porta-retratos digital ou da televisão 3D. E ainda há as tecnologias que permitem ver imagens impressas com esse mesmo efeito", diz.

Para Henning Ohlsson, presidente da Federação da Indústria Fotográfica, a feira também guarda surpresas para os fotógrafos profissionais, como as imagens geradas por computador (o chamado CGI). "Criam-se ambiente e pano de fundo no computador, para acrescentar à foto real. Trata-se de um grande mercado para a fotografia profissional", afirma Ohlsson.

MDA/dpa/dw (Deutsche Welle)
Revisão: Carlos Albuquerque


19 setembro 2010

MARACUJÁ

BELÍSSIMO EM FLORAÇÃO,
MAS NÃO GOSTO MUITO DA FRUTINHA






POMBINHA VARIANTE






11 setembro 2010

AS APARÊNCIAS ENGANAM

SPOTS DE LUZ????
Não, gotículas de chuva!!


PÁSSARO À ESQUERDA???
Depois de muito observar, de longe,
este "pássaro imóvel",
vi que em verdade aí eram galhos-folhas.


10 setembro 2010

06 setembro 2010

FOTOGRAFIA E SUAS RELAÇÕES



FOTOGRAFIA É ARQUITETURA. Tanto uma quanto outra trabalham com volumes, formas, linhas, perspectivas e efeitos da luz. Porém, ambas dispensam o contato direto do artista com o material. O fotógrafo trabalha através da câmera, não usa as mãos para moldar o mundo ou produzir diretamente a fotografia, como o pintor faz com as tintas e pincel. O arquiteto projeta no papel ou no computador; ele não é o construtor. Mesmo assim, ambos imprimem o toque pessoal artístico em suas obras.
FOTOGRAFIA É PINTURA. É a organização da imagem em duas dimensões, de linhas, cores, formas e perspectiva. É o ato de “pintar com a luz”.
FOTOGRAFIA É ESCULTURA. Como o escultor, a partir da matéria bruta do real, “do mundo que está lá fora”, o fotógrafo lapida a imagem e, ao fazer o enquadramento, inclui ou deixa de fora determinados aspectos da cena, cria relevos, volumes e sombras.
FOTOGRAFIA É TEATRO. Uma reportagem ou ensaio fotográfico pode ser um drama ou uma comédia, com informação, expressão dos atores, emoção e cenário, que podem estar contidos numa única imagem ou numa fotonovela.
FOTOGRAFIA É LITERATURA, É POESIA. Organiza informação, conteúdos e símbolos, numa linguagem articulada e própria. Estão frequentemente associadas.
FOTOGRAFIA É DANÇA. É a organização de formas, linhas, corpos, no tempo e no espaço, com sua própria linguagem. A fotografia de moda, por exemplo, é a expressão corporal com roupas, num cenário, com movimento e ritmo.
FOTOGRAFIA É MÚSICA. É a organização, no tempo, de formas e silêncios (ou vazios). Assim como a música, fotografia é uma composição. É inspirador fotografar ouvindo música, tão próxima é a relação das duas artes.
SOBRE O CINEMA, arte derivada da fotografia, basta dizer que ele utiliza aspectos de todas as belas artes. E até a forma de produção em equipe é uma composição do trabalho de diversos autores e intérpretes.

Luiz Cláudio Marigo – Como respeitar e desrespeitar as leis da composição
Revista Fotografe Melhor Nº167 (agosto 2010)

ACHEGADOS EM TELES E ZOONS


Seguidores

EU, Ciro

Minha foto
São José do Ouro, RS, Brazil