30 julho 2011

O DISCURSO, DE CANTINFLAS



 CONFIRA AQUI O DISCURSO, EM PPS
.
Este discurso é trecho do “filme Sua Excelência”, dirigido por Miguel M. Delgado, de 1967, em que o inesquecível Cantinflas, ou Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, comediante mexicano, pronuncia na Assembleia da ONU no papel de Embaixador de um país fictício. Contém uma lição bem atual, ou atemporal, apesar de ter sido pronunciado há mais de 40 anos. Este memorável discurso critica políticos/líderes mundiais e exorta-os a alcançar a paz e a liberdade.
Em suas interpretações denunciou a desigualdade social e falta de solidariedade, tendo na vida real realizado muitas obras de caridade e até montado um escritório para os necessitados. Por muitos considerado o sucessor de Charles Chaplin!
Nasceu em uma família muito humilde e tinha 12 irmãos. Teve uma adolescência marcada pela pobreza o que o levou a começar a trabalhar muito cedo, primeiro como engraxate e depois como aprendiz de toureiro, motorista de táxi e pugilista. A sua vida mudou quando aos vinte anos, trabalhando como empregado em um teatro popular teve a oportunidade de substituir o apresentador do espetáculo que adoeceu. Ao inverter frases, trocar palavras e abusar do improviso, Cantinflas, conquistou o público hispânico.
A última etapa de sua vida, depois de ficar viúvo em 1966, foi marcada pela participação na vida social e política. Faleceu em 1993, com 81 anos.
Resumidamente: um cara sensível, inteligente, culto, humanitário, que muito bem transmitiu seu recado - em forma de ótimo humor cinematográfico.

Um comentário:

  1. Deus santo! Como comentar; se o próprio Charles Chaplin si vergou ao apetecê-lo como o gênio de sua arte?

    ResponderExcluir