04 junho 2011

VISTA CANSADA AO USAR MONITOR DO COMPUTA? USE O “F.LUX”

Ultimamente, em função de meu TCC, tenho ficado muito tempo colado aqui nesta telita/monitor acoplada ao notebook. Ao fim de algum tempo, especialmente à noite, a vista começa a acusar cansaço extremo. Este meu novo monitor LG de 23 pol., apresenta uma luminosidade enorme (excessiva). Ótima para filmes-vídeoclips-imagens, mas não aqui para digitar/pesquisar, mesmo ajustando-se o brilho e contraste. Daí fui buscar uma solução prática para isto, e encontrei um software interessante, e gratuito – o “f.lux”!
Os monitores não conseguem discernir em quais momentos do dia há mais luminosidade ou não, por isso, emitem sempre a mesma quantidade de luz. Com o f.lux pode-se acabar com este problema e ajustar a tela do computador para acompanhar a luminosidade natural.

Como durante o dia a luminosidade natural é maior e a luz não incide de dentro para fora, os monitores precisam ser mais claros, para que possamos enxergar as coisas mais facilmente. No entanto, durante a noite a utilização de lâmpadas fluorescentes ou incandescentes ajuda a iluminar mais o monitor, desta forma ele pode emitir menos luz.

O f.lux realiza justamente esta ação, ou seja, aumenta a emissão de luz durante o dia e diminui durante a noite. Para isso, ele se integra ao “Google Maps” e usa as suas coordenadas para saber com precisão a hora que o Sol nasce e se põe.

Configurar o f.lux é muito simples. Para começar, baixe o aplicativo, instale e abra-o clicando no ícone correspondente na barra do relógio. Clique em “Change Settings” e quando a janela “Where am I?” abrir, vá até “Locate”. Ao clicar, uma janela no navegador será aberta no serviço Google Maps.
No campo “Where are you now?” escreva o nome da sua cidade, mas caso ela não seja encontrada, tente especificar mais a busca inserindo o nome do estado. Depois de encontrar sua cidade, copie o código correspondente à latitude e longitude e volte à janela “Where am I?”. Cole os códigos no campo e clique em OK.
Automaticamente a localização do Sol é alterada e corresponde com a do lugar em que você se encontra. À medida que for escurecendo, você vai perceber que o monitor começa a ficar com o tom semelhante a uma fotografia em sépia, pois a luminosidade interna está maior sobre a tela, sendo assim, ela pode diminuir a sua emissão.
As configurações do aplicativo são simples e, pelo fato dele regular sozinho o grau de luminosidade com a ajuda do Google Maps, faz com que se torne uma ferramenta anônima no computador.

Obs.: a salientar-se que a luz em tom sépia pode causar certa sensação de sono e peso nas pálpebras. Alguns não conseguem bem se adaptar a esta alteração. Eu, aqui ainda em teste deste esquema. De dia constatei que funciona bem/adequadamente. Já à noite fica difícil de encarar o ajuste propiciado – muito escurão.
*** Ao usar Photoshop, desative este software, para obter cores reais.

[versões para Windows XP-Vista-Seven, Mac e Linux]
FONTES: Baixaki e Olhar Digital 

Nenhum comentário:

Postar um comentário