Dados da consultoria internacional Akamai apontam Curitiba como a cidade brasileira com maior velocidade de conexão a internet, com 1928 kbps em média. O número também garante a quarta posição no ranking na América Latina.
No continente, apenas Cucuta, na Colômbia (2,4 Mbps), Valparaiso e Santiago, ambas no Chile, têm conexões mais rápidas, respectivamente. Logo após Curitiba: Florianópolis, Campinas e Belo Horizonte aparecem na lista de maior velocidade média do Brasil (médias entre 1,6 Mbps e 1,9 Mbps).
Apesar de ser o quinto em número de usuários conectados, o Brasil não apresenta uma das melhores conexões. Segundo a pesquisa da Akamai, especializada em medições e soluções em tráfego online, o país ocupa o 37° lugar em velocidade de banda larga.
Em média, segundo os dados, a qualidade da internet no Brasil é de 1,36 Mbps.
O relatório revela ainda que 15% dos nossos usuários utilizam internet com menos de 256 Kbps, 66% navegam na faixa dos 256 Kbps e 2 Mbps, 16% possuem 2 Mbps a 5 Mbps, enquanto apenas 3% usam banda larga com velocidade acima de 5 Mbps.
Coréia do Sul é o país com “maior velocidade média” com 16,63 Mpbs, Hong Kong (8,57 Mbps) ocupa a segunda posição, Japão com 8,03 Mbps [mas oferece conexões de até 92,8 Mbps], Romênia (6,2 Mbps), e Suécia (5,7 Mbps).
Para se ter ideia, 1mbps equivale a 1024 kbps e 1kbps equivale a 1024 bps.
Estudo aponta que a velocidade média mundial da web é de 1,7 Mbps”.
Na Ásia, Europa e América do Norte todas as cidades entre as 10 mais têm conexões acima de 10 Mbps.
***A América Latina tem a banda larga mais cara do mundo, em média, para os serviços via cabo e DSL, aponta pesquisa elaborada pela empresa de análise de mercado Point Topic.
Já na Finlândia, lei concede acesso à Internet de graça, como um direito básico dos cidadãos. Desde primeiro de julho de 2010 todo finlandês tem garantido acesso à web com velocidade mínima de 1 MB por segundo. E até 2015, o governo daquele país promete conectar toda a população em velocidade de 100 MB por segundo.
VOU ME MUDAR PARA A FINLÂNDIA, EM BREVE!!!!!!!!
Puotz,
ResponderExcluirjá que eu não posso ir pra Finlândia, ainda bem que estou em Curita.
Mas bah, guri, que talll?
Estás bem, ó curitibana amiga!!!
ResponderExcluirSe vivesses aqui no "interiol" irias bem sentir nosso drama neste sentido.
Bj