12 outubro 2010

CIÊNCIA TAMBÉM É ARTE





[cavidade nasal, membranas auriculares, pulmões, cordas vocais e cérebro]

O chinês Dr. Kai-Hung Fung, que trabalha no hospital Pamela Youde Nethersole Eastern, localizado em Hong Kong, desenvolveu a técnica chamada “arco-íris”, transformando meras tomografias computadorizadas em verdadeira arte colorida em 3D.

Pelas palavras do Dr. Fung, não é utilizado nenhum programa de edição de imagens ou Photoshop. As imagens são produzidas de forma quase instantânea pelo próprio terminal de tomografias em 3D, onde ele acrescenta a pigmentação das tonalidades conforme o caso a ser estudado.

O Dr. Fung sentiu a necessidade de fazer os exames de tomografias e raios-X ficarem mais claros e conclusivos e as nuances mostradas após a pigmentação melhoram sensivelmente estes estudos.

No equipamento de ressonância magnética encontramos estas tonalidades e pigmentação apenas na tela do computador, ou seja, temos apenas estas nuances quando o paciente está realizando o exame. Portanto a idéia é fazer com que esta mesma clareza que vemos na ressonância magnética esteja também em tomografias e raios-X.

Mais em: http://obviousmag.org/archives/2010/01/ciencia_tambem_e_arte_-_tomografias_de_kai-hung_fu.html#ixzz12Byzi7jq

2 comentários: