21 agosto 2010

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA - 19 de agosto


 
CUMPRIMENTOS AQUELES QUE LABUTAM PROFISSIONALMENTE COM FOTOGRAFIA.
E TAMBÉM AOS AMADORES.
Vivemos em um mundo imagético, a fotografia encontra-se em todos os momentos, em todos os lugares, mas como disse Susan Sontag:

“Em primeiro lugar, existem em nossa volta muito mais imagens que solicitam nossa atenção. O inventário teve início em 1839, e, desde então praticamente tudo foi fotografado, ou pelo menos assim parece. Essa insaciabilidade do olho que fotografa altera as condições do confinamento na caverna: o nosso mundo. Ao nos ensinar um novo código visual, as fotos modificam e ampliam nossas ideias sobre o que vale a pena olhar e sobre o que temos o direito de observar”.

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Fotografia, ela está em todas as plataformas, de várias formas, cores, tamanhos, mas qual a imagem que marca? Qual realmente sintetiza um evento?

Sontag também dizia que: “Em época recente, a fotografia tornou-se um passatempo tão difundido quanto o sexo e a dança - o que significa que, como toda forma de arte de massa, a fotografia não é praticada pela maioria das pessoas como uma arte. É sobretudo um rito social, uma proteção contra a ansiedade e um instrumento de poder”.

Mesmo com aparecimento de outras formas de exibição (computador, cinema, televisão) a fotografia continua sendo a única a captar a alma, ou como diria Bresson: “O momento decisivo”.

Jefferson Botega – Fotógrafo do jornal Zero Hora (FocoBlog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário