Quando atingido este limite/vida útil do obturador, a câmera costuma travar - sem emitir avisos prévios. Os sintomas são evidentes: imagens ou faixas totalmente escuras, ou muito claras (sem possibilidade de correção) e falhas de sincronismo de flash.
A durabilidade varia conforme o material e a robustez com que o sistema é fabricado: inteiramente em metal nas profissionais ou em plástico nas amadoras.
Para as “câmeras de entrada” se estima que varie de 30.000 a 50.000 disparos, embora esse número não seja divulgado pelos fabricantes. Alguns referem como 30.000 o limite destas câmeras.
As “câmeras intermediárias” iriam bem até uns 100.000 disparos.
Já nas “câmeras avançadas” esse número chegaria a 300.000 disparos.
Estes números - "relativos', podendo haver variantes expressivas tanto acima como abaixo ; até conforme uso/cuidados.
Podem aparentar altos, mas bem fáceis de se atingir hodiernamente.
*** A NIKON está referindo em mídia que agora, mesmo suas câmeras de entrada, suportam 100.000 disparos. Com certeza este um bom diferencial para quem fotografa muito.
* CONSERTOS, possíveis, custando em torno de R$300,00.
*TROCAS POR UM NOVO-ORIGINAL OBTURADOR: custando de R$600,00 a R$1.500,00 (conforme modelo-marca). Talvez viável para grandes empresas jornalísticas e estúdios publicitários, mas não para particulares.
* A CANON tem em suas oficinas autorizadas um software que permite avaliar a quantidade de fotos feitas por suas câmeras. Não sei de outras marcas que ofereçam também este serviço, mas deve haver.
Pois disso nós profissionais sabemos. NADA que seja digital foi feito para durar.
ResponderExcluirMas, Ciro, continuo achando que o maior investimento é o 'olho' do fotógrafo que entrega ali pesquisas e culturas de uma vida.
Trabalhei muito para Abril e eles não economizavam em filmes. Não eram bobos.
Também outro recurso humano do digital que encarece muito: O tratamento das imagens. O fotógrafo gasta muito tempo na pós produção. Isso nunca é considerado por quem paga. Tampouco uma taxa que não podemos mais acrecentar no orçamento enxutíssimo, é a reposição de equipamento.
Tempos bicudos para os velhos fotografos, como eu.
Bacana esse seu post elucidativo sobre nossas mazelas!
É, não se avalia-valoriza muito estes custos do digital.
ResponderExcluirE os pseudo-fotógrafos aí à mil, em concorrência feroz.