11 julho 2011

O TRIÂNGULO e A ESCADA DE PENROSE

[Escultura do Triângulo Impossível, East Perth, Australia]
O TRIÂNGULO DE PENROSE, também conhecido como tribarra, é um objeto impossível. Foi criado pelo artista sueco Oscar Reutersvärd, em 1934. O matemático Roger Penrose o popularizou na década de 1950, descrevendo-o como "impossível em sua forma pura". Aparece proeminentemente nos trabalhos do artista M.C. Escher.

A tribarra parece ser um objeto sólido, feito de três barras entrelaçadas que se encontram aos pares nos ângulos retos dos vértices dos triângulos que formam.

Essa combinação de propriedades não pode ser realizada por qualquer objeto tridimensional. Mesmo assim, existem formas tridimensionais sólidas que, quando vistas de um certo ângulo, parecem ter todas as características citadas no parágrafo anterior.

O conceito do triângulo de Penrose pode ser estendido a outros polígonos, fazendo, por exemplo, o "quadrado de Penrose", mas o efeito visual não é o mesmo.
A ESCADA DE PENROSE é um objeto impossível criado por Lionel Penrose e seu filho Roger Penrose. Pode ser visto como uma variação do triângulo de Penrose.
[uma variante fictícia visualizada no filme A Origem, comentado aqui no Blog]

Cascata de Escher (baseada na escada de Penrose)


Escada de Penrose, de quatro lados contínuos, na qual cada lado separadamente parece um desenho perspectivo de degraus crescentes


2 comentários: