O filme mostra até onde certas pessoas vão para provar que estão certas quanto a seu ponto de vista. Tem um final surpreendente, emocionante e principalmente muito inteligente.
Aborda um tema polêmico, “a lei da pena de morte”. Até que ponto o estado tem o direito de interferir no curso normal da vida? Será que uma morte ameniza ou justifica outra? E se o sistema errar, matando assim um inocente – quem responde por isto?
Sinopse:
David Gale (Kevin Spacey) é um brilhante professor de filosofia que está no corredor da morte, aguardando sua execução. Acusado de estuprar e assassinar uma ex-aluna, David chama a repórter Bitsey Bloom (Kate Winslet), para ouvir sua versão sobre o caso. Uma história inacreditável, envolvendo alcoolismo, a melhor amiga (Laura Linney), que está morrendo de leucemia, um advogado incompetente e um governador que adoraria vê-lo morto.
A repórter Bitsey Bloom (Kate Winslet) conseguiu três sessões de entrevistas com o professor David Gale (Kevin Spacey), que está no corredor da morte por ter estuprado e assassinado uma colega, Constance (Laura Linney). A condenação do professor, que deve ser executado em uma semana, esconde dentro dela uma ironia: Gale é um ativista anti-pena de morte, e Constance também tinha a mesma militância.
Nas entrevistas, Gale conta sua vida a Bitsey: seu casamento fracassado, os problemas com a bebida e o relacionamento com o filho. Ele também diz que não matou Constance; o julgamento foi armado pelos defensores da pena de morte, que gostariam de mostrar a incoerência daqueles que a condenam. Bitsey se convence da inocência de Gale, e começa a investigar, com a ajuda de um estagiário da revista onde trabalha. Mas o tempo corre contra eles, já que a execução do professor está próxima.
A história de A Vida de David Gale é ambientada no Texas - uma escolha um tanto óbvia, já que este é o estado norte-americano onde mais pessoas são executadas. Apesar de muita gente envolvida na produção ser contra a pena de morte, o filme não chega a ter uma plataforma, mas é um suspense sobre a possibilidade de manipulação da justiça.
FICHA TÉCNICA:
Título Original: The Life of David Gale
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 130 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2003
Site Oficial: www.thelifeofdavidgale.com
Direção: Alan Parker
Argumento/escritor: Charles Randolph
Produção: Nicolas Cage, Alan Parker e Nigel Sinclair
Música: Alex Parker e Jake Parker
Fotografia: Michael Seresin
Direção de Arte: Steve Arnold e Jennifer Williams
Guarda-Roupa: Renee Ehrlich Kalfus
Nenhum comentário:
Postar um comentário